As principais características de um livro

O conceito de livro pode ter vários significados já que são uma das invenções mais interessantes da humanidade e  podem significar muito mais do que um mero conjunto de folhas de papel, em especial no caso dos livros que são impressos. Por contar diversas histórias, os  livros podem nos ajudar com as informações que podem ser muito interessantes e valiosas. Seja como uma forma de diversão uma vez que eles ajudam nas horas livres além de também ser uma forma de estudo para adquirir novas formas de conhecimento e  fazem parte do processo de aprendizagem.

O livro deve seguir uma estrutura e conter capa, introdução, dedicatória e também conclusão. Os trabalhos científicos também devem seguir essa mesma estrutura e muitas pessoas têm dúvidas sobre como escrever uma dedicatória para TCC, no entanto existem alguns exemplos de dedicatória que podem ser seguidos.

É importante lembrar que existe uma diferença entre as dedicatórias e agradecimentos uma vez que nas dedicatórias o autor quer transmitir uma mensagem que tem como objetivo se destinar a quem adquiriu ou ou recebeu seja o livro ou o TCC de modo gracioso. Já o agradecimento tem como principal objetivo agradecer aquelas pessoas que contribuíram de alguma maneira para a realização do conteúdo.

É possível  utilizar também alguns elementos de humor para mostrar o retrato da relação de afeto por outra pessoa do seu dia a dia. Mesmo assim, é preciso ter cautela uma vez que é preciso enaltecer as pessoas que serão homenageadas. Pois bem, esse é um elemento textual que precisa ser usado com muito cuidado já que o exagero do conteúdo humorístico não é uma boa ideia.

A importância da dedicatório nos trabalhos científicos

A dedicatória é um pequeno texto que tem como principal objetivo homenagear alguma pessoa que ajudou o autor ou para quem o TCC é dedicado. De forma geral. O modelo de dedicatória na dissertação deve ser seguido ao realizar um trabalho acadêmico.

Segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a dedicatória deve ser formatada e precisa ser colocada perto do rodapé da folha, com recuo de margem e com espaçamento apropriado. É importante também fazer a dedicatória com a mesma fonte de letra que será usada no corpo do trabalho acadêmico.

A importância da dedicatória, além de seu caráter muito pessoal, é prestar uma homenagem a alguma pessoa muito querida, em especial da sua vida pessoal. Alguns exemplos de dedicatória mais comuns são:

  • Deus
  • Os pais e os familiares de um modo geral
  • Algum professor em específico
  • Uma equipe de professores ou de professoras
  • Os amigos do curso
  • marido ou a esposa
  • As pessoas que já faleceram (dedicatória em memória)

Na dedicatória do TCC algumas pessoas optam por serem mais concisas, uma vez que  fazem apenas referência a uma única pessoa ou uma única entidade para realizar a homenagem. Já, algumas outras pessoas querem escrever uma dedicatória um pouco mais longa, ao relatar com detalhes todas as razões da sua dedicatória. Ambas as formas de dedicatória são válidas, já que são relacionadas apenas ao estilo de escrita do autor.

Ao escrever uma dedicatória um pouco mais extensa, é válido ressaltar todos os motivos pelos quais os membros escolhidos da família ou da sua entidade são tão importantes para a vida acadêmica.

Dicas para escrever uma dedicatória no TCC

Ao preparar um artigo de opinião é preciso seguir algumas regras de formatação além de tudo, certas dicas podem ser seguidas.

Ao escrever a dedicatória da monografia, é importante lembrar que faz parte dos elementos pré-textuais dos trabalhos científicos. E, por não ser um um requisito obrigatório no TCC, é opcional ter a dedicatória ou não. Além de tudo, é muito incomum achar um estudante que não queira dedicar o seu trabalho a nenhuma outra pessoa.

Veja bem, para escrever a dedicatória do TCC, é necessário responder a pergunta que é para qual pessoa o trabalho vai ser dedicado. E, desse modo, a resposta da pergunta é o assunto da dedicatória em si para demonstrar uma homenagem a toda dedicação daquelas pessoas que foram mais amadas durante todo o processo de evolução da monografia que vai ser apresentada.

É relevante expressar em palavras por qual razão a pessoa que vai ser homenageada é a fonte inspiradora, de modo mais evidente. A dedicatória, primeiramente, deve deixar em evidência toda a importância das pessoas que foram fundamentais para concluir o trabalho, podendo ser tanto um professor como um orientador ou até mesmo toda a  equipe do corpo docente. No entanto, nem sempre só as pessoas do meio acadêmico são homenageadas já que qualquer pessoa que é importante na vida do autor, mesmo sem ter contribuído para o trabalho, pode ser homenageada também.

A importância dessa dedicatória, fora o seu caráter muito pessoal, além de prestar um tributo para alguma pessoa muito querida, em especial da vida particular. É uma das partes do trabalho acadêmico na qual o escritor não traz referências a nenhum assunto mais técnico, diferentemente do resto do TCC, e a linguagem menos formal também pode ser empregada.