O vidro do AquaDom, aquário de 16 metros em Berlim, na Alemanha, explodiu durante a madrugada desta sexta-feira (16), espalhando, por uma avenida, mais de 1.500 peixes. A explosão foi tão forte que até sismógrafos da capital registraram as vibrações.
Às 5h43 (2h43 no horário de Brasília), quando o vidro do aquário quebrou, o alarme automático de incêndio disparou. Toda a água e 1.500 peixes caíram em um hall do hotel onde era instalado e chegaram até a rua.
A pressão da explosão quebrou portas e janelas. Ao Bild, um porta-voz do corpo de bombeiros disse que “se um aquário tem qualquer defeito, pode estourar de repente”.
Ainda de acordo com oficial, a equipe de socorristas revisou todo o local do acidente, com cães farejadores, para descartar a possibilidade de ter pessoas sob os escombros.
Und so sieht es drin aus #aquarium #berlin pic.twitter.com/QyiImxbxvW
— rbb|24 (@rbb24) December 16, 2022
Segundo a polícia, duas pessoas se feriram com os estilhaços de vidro causados pela explosão.
Depois do acidente, a polícia chegou ao local com metralhadoras, pois não descartavam a hipótese de se tratar de um ataque terrorista. Mas o motivo da explosão, segundo informações do BILD, era o desgaste do material.
Hóspedes relataram que, antes do rompimento, acordaram assustados com um estalo muito alto. “Ouvimos um estalo, então acordamos. Minha esposa disse que algo passou voando pela janela. Eu me levantei e vi que o aquário, que ontem ainda estava de pé e tinha sido limpo por dentro, tinha desabado”, conta. Com informações do BHAZ