O Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto concedeu alta, na segunda-feira (4), a Eveline da Rocha Nascimento, de 38 anos, após 40 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta do Covid-19. A paciente chegou a apresentar 90% do pulmão comprometido.
Eveline da Rocha ficou sob os cuidados da equipe médica e de enfermeiros do hospital, que fizeram a aplicação e monitoramento da medicação para o controle do avanço do vírus. De acordo com o médico intensivista Willian Leal, apesar de não apresentar comorbidade prévia, ela desenvolveu uma forma grave da doença.
“A Eveline precisou ficar intubada por um longo período devido a ter desenvolvido uma forma muito grave da doença. Apesar de todos os esforços da equipe médica no início, ela não melhorava, e o estado continuava muito grave. Mas, em determinado momento, depois do 20º dia, ela começou a melhorar de uma forma expressiva, que surpreendeu toda a equipe”, relatou o médico.
O esposo de Eveline, Nilson Ipiranga, disse que em nenhum momento perdeu a fé e agradeceu o empenho da equipe. “Esse período que passamos aqui foi de amadurecimento, porque foi muito difícil tanto para nós família quanto para a equipe médica que esteve com ela aqui. Um desafio muito grande, mas para Deus nada é impossível”, relatou.
Gratidão à equipe médica
Para Eveline, o sentimento é de gratidão. “Meu sentimento é de gratidão, primeiramente eu agradeço a Deus e depois pelas pessoas que oraram por mim. Gratidão aos médicos, que não desistiram e a toda a equipe que cuidou de mim aqui no 28 de Agosto, desde os enfermeiros até os maqueiros”, agradeceu a paciente.
“Muita gente vê uma coisa diferente fora deste hospital, eu vi uma outra realidade. Eles (a equipe médica) fazem tudo o que podem para ajudar seus pacientes. Eu estava há mais de 40 dias aqui e hoje estou pegando alta para continuar o tratamento em casa, mas tudo o que eu tenho hoje é gratidão”, concluiu Eveline.
Força-tarefa
A diretora do HPS 28 de Agosto, Júlia Marques, ressaltou o empenho de sua equipe médica. “Como eu sempre digo, ninguém sozinho consegue uma alta como essa, que nos enche de esperança, é algo maravilhoso. A vitória não é só da família, mas de toda a equipe do Hospital 28 de Agosto”, salientou.
Júlia Marques reforçou que, mesmo com toda a capacitação da equipe e toda a estrutura que o Governo do Estado proporcionou para receber esses pacientes acometidos de Covid-19, a população precisa manter os cuidados. “Grande parte da população já foi vacinada, mas ainda não estamos livres dessa doença. Continue usando máscaras e álcool em gel, e evite aglomeração”, alertou.