Durante transmissão ao vivo do programa Expresso CNN, o apresentador da emissora Evandro Cini “repreendeu” um comentarista da emissora no Rio de Janeiro, Alexandre Borges, que usou o termo “denegrir”.
Quando Alexandre Borges terminou de falar, Evandro Cini chamou a atenção do jornalista: “Você usou o termo denegrir, que não é usual nos dias atuais”, disse o apresentador, enquanto Borges parecia visivelmente constrangido.
“Isso é importante que se ressalte. Temos de cortar essa palavra, já que representa algo negativo, voltado à população negra. Temos de cortá-la para termos um diálogo e um discurso cada vez mais respeitador”, completou.
Há quase dois meses atrás, Marcelo Cosme, da GloboNews, também repreendeu e acusou uma correspondente de usar o “termo racista denegrir” em um programa.
“Como nós temos essa liberdade, quis chamar sua atenção para você poder se desculpar e não comentarmos mais sobre isso”, disse o âncora, ao mencionar que “todos cometemos escorregões às vezes”. Constrangida, Carolina se desculpou.
*Etimologia: A palavra denegrir vem do latim “denigrare” que significa “tornar escuro” ou “manchar”.
No sentido mais “metafórico”, “denigrare” significa manchar a reputação de alguém ou alguma coisa, ou tornar ruim.
Denegrir vem do latim “denigrare”, que quer dizer tornar escuro, manchar. Nada tem a ver com cor de pele ou tempos da escravidão. Lacração do que falou e bundamolice do que ouviu e teve que dar essa risadinha sem graça… pic.twitter.com/3YlGa6H2Rn
— Renata Barreto (@renatajbarreto) July 28, 2022
Com informações da Gazeta Brasil





