Amazonas ultrapassa meta e é o sexto estado que mais avançou no Indicador Criança Alfabetizada

Fotos: Divulgação/Secom

O Amazonas ultrapassou a meta estadual e foi o sexto estado brasileiro que mais avançou no percentual de alunos alfabetizados até o 2° ano do Ensino Fundamental em 2023. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Indicador Criança Alfabetizada apontou que o Amazonas cresceu 79,3% em relação a 2021; e avançou em 18,1% na comparação entre 2023 e o resultado obtido em 2019, período de pré-pandemia.

Segundo o MEC, o indicador nacional é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o qual é realizado a cada dois anos.

“A educação é uma prioridade. Se não tiver educação, a gente não consegue avançar, por exemplo, na geração de emprego; a gente não consegue avançar na oportunidade para as pessoas, principalmente para os jovens; a gente não consegue avançar no processo de justiça social. A educação transforma, a educação é fundamental e decisiva para qualquer sociedade”, ressaltou o governador Wilson Lima.

Conforme os dados do Inep, em 2023, 52% dos alunos do Amazonas foram alfabetizados até o 2° ao do Ensino Fundamental, superando a meta de 44% para o estado, mesmo índice alcançado no último resultado em período antes da pandemia (2019).

De acordo com a secretária de estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, o resultado alcançado é reflexo da dedicação dos educadores, juntamente com a gestão e familiares, bem como dos investimentos do Governo do Amazonas para a educação no estado. Ela destacou, ainda, que é um compromisso garantir um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, bem como garantir o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Com informações da assessoria