O Governo do Amazonas, por meio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), enviou, na madrugada de quinta-feira (16), uma equipe especializada da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) para auxiliar nas operações de resgate e policiamento no Rio Grande do Sul. Ao todo, seis agentes da Core-AM desembarcaram no estado gaúcho às 18h, desta sexta-feira (17).
A ação visa oferecer suporte à população gaúcha que enfrenta os efeitos das fortes chuvas e inundações que assolam o estado. O envio da equipe foi autorizado pelo governador Wilson Lima, em resposta à situação de emergência. Os policiais também atuarão no policiamento ostensivo em regiões que necessitam de reforço na segurança.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que a equipe da Core-AM é composta por policiais altamente experientes em ações em áreas de mata e ribeirinhas. No Rio Grande do Sul, a equipe terá como missão principal auxiliar nos trabalhos de resgate de pessoas e animais em áreas alagadas.
O contingente da PC-AM permanecerá no Rio Grande do Sul por um período inicial de 20 dias, com a possibilidade de revezamento das equipes até que a situação se normalize.
Para garantir a eficiência das operações, a Core-AM está enviando junto com os policiais um arsenal de equipamentos adequados para o tipo de terreno e condições climáticas desafiadoras. Entre os itens inclusos estão: óculos de visão noturna e thermal, roupas de mergulho e equipamentos para atividades em áreas aquáticas.
Conforme o delegado Juan Valério, coordenador da Core-AM, o envio da equipe policial demonstra o compromisso da Polícia Civil do Amazonas com a segurança pública e a assistência mútua.
Bombeiros
Na semana passada, o Governo do Amazonas enviou 15 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para o Rio Grande do Sul, para dar apoio direto nas ações de busca e resgate de vítimas das severas chuvas e enchente no estado. A tropa chegou no início da madrugada de quinta-feira (16), a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde se apresentou ao Comitê de Crise. Inicialmente, eles estão atuando na cidade de Lajeado.