
O Governo do Amazonas começou a receber, no domingo (15), mais equipes de brigadistas do Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A chegada de 94 servidores vai reforçar o combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Ao todo, 59 brigadistas, do Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro, chegaram na capital no final da tarde, na Base Aérea, zona sul da capital. Outros 35, vindos de Rondônia, chegaram por via terrestre. O envio das equipes ocorre em atenção ao pedido feito pelo governador Wilson Lima, na quarta-feira (11), e se soma a outras ajudas já enviadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, a pedido do Governo do Estado.
É o que destaca o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira. “A gente sabe que grande parte desses incêndios são criminosos, e a força das operações nesse momento, um trabalho em conjunto de múltiplos órgãos ambientais, é fundamental”, ressaltou.
Os servidores vão seguir para o município de Careiro (a 88 quilômetros da capital), de onde serão remanejados para o atendimento das ocorrências, em especial, em municípios próximos à capital. A RMM também é alvo de uma força-tarefa específica, deflagrada pelo Governo do Estado desde o dia 11 de outubro, com foco em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).





