O governador Wilson Lima realizou, na quarta-feira (25), uma nova vistoria no conjunto habitacional em construção na comunidade da Sharp, zona leste de Manaus. O empreendimento, que receberá 176 famílias que viviam em áreas de risco, é um dos complexos construídos pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que fazem parte do Amazonas Meu Lar. No total, a previsão é de que o programa entregue cerca de 130 unidades habitacionais até o fim do ano.
“Nós estamos trabalhando para diminuir as desigualdades que existem no Amazonas. Muita gente que vem para cá e não tem onde morar, acaba ocupando áreas de risco como igarapés, morros, beira de barranco. O nosso objetivo principal é dar uma moradia digna dentro da dinâmica da cidade. Aqui nessa área tem hospital, serviço de segurança, escola, comércio. Nós temos tido o cuidado de fazer entregas para ser funcional ao cidadão”, afirmou Wilson Lima.
O conjunto da Sharp é o terceiro em execução pelo Governo do Amazonas por meio do Prosamin+. O objetivo é entregar 64 unidades habitacionais neste residencial até o fim deste ano. O conjunto da Sharp contará com 176 unidades habitacionais divididas em 22 blocos na área chamada de Platô da Sharp.
De acordo com o secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, as obras desta etapa estão com 40% de avanço, incluindo serviços em dois blocos residenciais.
“Aqui já fizemos a troca de solo, o trabalho de terraplenagem e também a macrodrenagem do igarapé. Nesse momento, já cravamos as estacas dos residenciais, fizemos as fundações e agora estão subindo a alvenaria, que é uma parte mais rápida da obra. Especificamente dos 64 apartamentos, estamos em torno de 40% da obra já executada”, destacou Marcellus.
Em toda a comunidade da Sharp, o Prosamin+ vai construir 616 apartamentos, divididos em 77 blocos, com investimentos da ordem de R$ 420 milhões. No total, 1.644 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000 já foram beneficiadas com unidades habitacionais e outras soluções disponíveis no programa, como indenização e bônus moradia (compra assistida). O Prosamin+ retirou, até o momento, 1.352 imóveis de áreas de risco.