Amazonas Meu Lar e Manaus Minha Casa terão bases de dados compartilhadas

foto: Tiago Corrêa

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus planejam compartilhar as bases de dados dos seus programas habitacionais. Pelo Estado, o Programa Amazonas Meu Lar e, pelo Município, o Manaus Minha Casa.

O cruzamento das informações facilitará o diagnóstico habitacional no Estado e ajudará a evitar duplicidade de concessão de benefícios dos programas, entre pessoas do mesmo núcleo familiar, explica o secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo.

O Programa Amazonas Meu Lar já alcançou, até o momento, cerca de 160 mil pré-cadastrados. Segundo a Prefeitura, mais de 60 mil pessoas estão inscritas no Manaus Minha Casa.

O cruzamento de informações evitará duplicidade na concessão de benefícios, já que as informações geradas pelo cadastro dos dois programas serão cruzadas, inclusive as da regularização fundiária, explicou o secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves.

Inteligência Artificial

O sistema de cadastro e informação do Programa Amazonas Meu Lar, conforme explicado na reunião pelo gerente de Informática da Suhab, Jan Said, usa Inteligência Artificial para avaliar dados socioeconômicos, cruzar dados, conforme critérios de vulnerabilidade, para consolidar a inscrição dos pré-cadastrados e fazer o ranking de prioridade das famílias que serão beneficiadas com as linhas de atendimento. A base de dados do Amazonas Meu Lar também cruza informações do Cadastro Único do Governo Federal.

Com informações do Governo do Amazonas