Início Manaus Amazonas Meu Lar atinge 300 mil interações em menos de dois meses...

Amazonas Meu Lar atinge 300 mil interações em menos de dois meses com uso de IA

foto: Tiago Corrêa

O Amazonas Meu Lar se destaca, não apenas por ser o maior programa de habitação de todos os tempos no estado, mas também pelo uso inovador da tecnologia, para tornar os serviços mais eficientes e acessíveis ao cidadão. Por meio de Inteligência Artificial (IA), o programa já atingiu 300 mil interações, desde o seu lançamento, no dia 28 de agosto.


Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o programa utiliza a comunicação virtual como ferramenta, o chatbot, com uma assistente, a MEL, que interage com o público, respondendo todas as dúvidas.


O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, se mostra satisfeito com o alcance e o sucesso da ferramenta. “É inegável a contribuição que tem dado. Em primeiro lugar, pela capacidade de mapear dados relevantes e fornecer respostas de maneira acessível à população, utilizando uma linguagem simples. Além disso, incorporamos perguntas geradas nas redes sociais para enriquecer nossa base de conhecimento, tornando o chatbot ainda mais abrangente e eficaz”, explica.

A secretária executiva da Sedurb, Daniella Jaime, considera que a ferramenta apresenta inúmeras vantagens. “A disponibilidade 24 horas por dia permite atender as necessidades dos usuários com respostas imediatas, eliminando longos tempos de espera. Além disso, a automação de tarefas repetitivas e de atendimento, por meio de chatbots, contribui para a redução significativa dos custos operacionais, evitando a necessidade de manter uma equipe de atendimento de grande porte”, destaca.

Outra característica importante ressaltada pela secretária executiva é a capacidade de lidar com interações simultâneas, gerenciando um volume considerável de consultas, sem comprometer a qualidade. “A natureza da Inteligência Artificial aprimora ainda mais o desempenho da ferramenta à medida em que ela lida com um número crescente de interações, resultando em respostas cada vez mais precisas e eficazes”, afirma.

 Com informações do Governo do Amazonas