O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), a partir do trabalho do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) já emitiu mais de meio milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CINs). A nova CIN unifica informações dos documentos, traz maior segurança com os dados pessoais e possibilita diversos benefícios para a população.
Outra característica da CIN é que ela dá o perfil ouro aos usuários da plataforma Gov.br, disponibilizando ainda a assinatura de documentos com certificação digital. Além disso, a carteira possui um código de resposta rápida (QR Code), que facilita a checagem da sua autenticidade pela SSP-AM e outras instituições.
O Amazonas passou a emitir a Carteira de Identidade Nacional em abril do ano passado. Deste período até o final de setembro, 522.333 mil amazonenses já tiveram acesso ao novo documento de identificação nacional unificado. De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Mahatma Porto, esse valor indica que o Amazonas já alcançou cerca de 11,67% da população amazonense.
Para chegar a esse quantitativo, o Governo do Amazonas não se limitou em realizar atendimentos. Os serviços oferecidos nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) foram levados até o cidadão que mora em locais mais distantes, por meio de ações sociais. Chegou, também, ao amazonense que não pode sair de casa, por meios dos atendimentos domiciliares.