Início Cidades Amazonas já emitiu mais de 600 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN)

Amazonas já emitiu mais de 600 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN)

Mais de 27 mil Carteiras de Identidade Nacional aguardam retirada nos PACs de Manaus
Foto: Divulgação/SSP-AM

Desde o início da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Amazonas, em abril de 2023, mais de 600 mil documentos já foram expedidos em todo o estado. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que reforça o compromisso com a modernização e a acessibilidade na emissão do documento.


Somente no ano de 2023, foram emitidas aproximadamente 410 mil CINs, o que representa a identificação de 14% da população amazonense. O número expressivo demonstra a importância da nova identidade, que agora reúne diferentes documentos em um único registro, proporcionando mais praticidade e segurança aos cidadãos.


Agendamento diário na capital

Para facilitar o acesso ao documento, a SSP-AM anunciou recentemente mudanças no sistema de agendamento eletrônico da CIN. A partir desta sexta-feira (7), os agendamentos na capital serão diários, sempre às 18h. Já para os municípios do interior, as vagas serão liberadas semanalmente, às sextas-feiras, às 18h30.

O diretor do Instituto Aderson Conceição de Melo (IIACM), Mahatma Porto, explicou que o novo sistema visa garantir mais eficiência e evitar congestionamento no agendamento.

“A abertura diária das vagas permite que o cidadão tenha novas oportunidades de marcar o atendimento no dia seguinte, evitando longas esperas e aumentando a disponibilidade de horários”, afirmou o diretor.

Como agendar a emissão da CIN

O agendamento para a emissão da nova identidade deve ser feito exclusivamente pelo site da SSP-AM (www.ssp.am.gov.br). No portal, o cidadão encontra todas as informações necessárias sobre os documentos exigidos para a solicitação.

Idosos, pessoas com deficiência e grupos prioritários continuam sendo atendidos diretamente nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs), sem necessidade de agendamento prévio, respeitando a capacidade de atendimento de cada unidade.

Antes de solicitar a CIN, é essencial que o cidadão verifique se todos os documentos estão atualizados e sem rasuras. Além disso, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) precisa estar regularizado, pois a nova identidade permite a inclusão de informações adicionais, como CNH, Cartão Nacional de Saúde, PIS/PASEP e Título de Eleitor.

Mais segurança e praticidade para os cidadãos

A nova Carteira de Identidade Nacional substitui o modelo antigo e conta com um padrão único em todo o Brasil, incluindo um QR Code que facilita a verificação dos dados. Além disso, ela pode ser utilizada em meio digital, garantindo mais segurança e praticidade para os cidadãos.

Com a modernização do sistema e a ampliação das vagas de agendamento, a SSP-AM busca tornar o processo de emissão da CIN mais ágil e acessível para toda a população amazonense.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com