
Desde o início da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Amazonas, em abril de 2023, mais de 600 mil documentos já foram expedidos em todo o estado. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que reforça o compromisso com a modernização e a acessibilidade na emissão do documento.
Somente no ano de 2023, foram emitidas aproximadamente 410 mil CINs, o que representa a identificação de 14% da população amazonense. O número expressivo demonstra a importância da nova identidade, que agora reúne diferentes documentos em um único registro, proporcionando mais praticidade e segurança aos cidadãos.
Agendamento diário na capital
Para facilitar o acesso ao documento, a SSP-AM anunciou recentemente mudanças no sistema de agendamento eletrônico da CIN. A partir desta sexta-feira (7), os agendamentos na capital serão diários, sempre às 18h. Já para os municípios do interior, as vagas serão liberadas semanalmente, às sextas-feiras, às 18h30.
O diretor do Instituto Aderson Conceição de Melo (IIACM), Mahatma Porto, explicou que o novo sistema visa garantir mais eficiência e evitar congestionamento no agendamento.
“A abertura diária das vagas permite que o cidadão tenha novas oportunidades de marcar o atendimento no dia seguinte, evitando longas esperas e aumentando a disponibilidade de horários”, afirmou o diretor.
Como agendar a emissão da CIN
O agendamento para a emissão da nova identidade deve ser feito exclusivamente pelo site da SSP-AM (www.ssp.am.gov.br). No portal, o cidadão encontra todas as informações necessárias sobre os documentos exigidos para a solicitação.
Idosos, pessoas com deficiência e grupos prioritários continuam sendo atendidos diretamente nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs), sem necessidade de agendamento prévio, respeitando a capacidade de atendimento de cada unidade.
Antes de solicitar a CIN, é essencial que o cidadão verifique se todos os documentos estão atualizados e sem rasuras. Além disso, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) precisa estar regularizado, pois a nova identidade permite a inclusão de informações adicionais, como CNH, Cartão Nacional de Saúde, PIS/PASEP e Título de Eleitor.
Mais segurança e praticidade para os cidadãos
A nova Carteira de Identidade Nacional substitui o modelo antigo e conta com um padrão único em todo o Brasil, incluindo um QR Code que facilita a verificação dos dados. Além disso, ela pode ser utilizada em meio digital, garantindo mais segurança e praticidade para os cidadãos.
Com a modernização do sistema e a ampliação das vagas de agendamento, a SSP-AM busca tornar o processo de emissão da CIN mais ágil e acessível para toda a população amazonense.