
O governador Wilson Lima reforçou o compromisso do Governo do Amazonas em garantir a estrutura necessária para que Manaus seja uma das subsedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. Durante uma reunião nesta sexta-feira (14) com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, o governador destacou os investimentos realizados no setor esportivo e o potencial da capital para receber grandes eventos internacionais.
Infraestrutura esportiva à disposição da competição
A reunião aconteceu na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do secretário de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira, do deputado estadual e presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Rozenha, e da deputada estadual Alessandra Campelo. No encontro, Wilson Lima apresentou as estruturas esportivas de Manaus, como a Arena da Amazônia, o Estádio da Colina e o Estádio Carlos Zamith, que foram colocadas à disposição da competição.
“Estamos à disposição para manter os investimentos e fomentar o futebol, seja pela Copa da Floresta, pelo futebol profissional masculino e feminino, que tem sido uma pauta muito importante tocada pela CBF”, afirmou Wilson Lima.
Vistoria da FIFA e expectativa para a Copa do Mundo
Em novembro de 2024, o Governo do Amazonas recebeu uma equipe da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para uma vistoria técnica nos estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno e Arena da Amazônia. O objetivo foi avaliar as condições das instalações, incluindo administração, tecnologia, bilheterias, hospitalidade, infraestrutura técnica, transporte e aeroportos.
A FIFA percorreu 12 cidades brasileiras que estão na disputa para sediar partidas do torneio. Em 2014, Manaus já havia sido escolhida para receber quatro jogos da Copa do Mundo masculina, e agora busca repetir o feito no mundial feminino.
Apoio da CBF e próximos passos
O presidente da CBF e membro do conselho da FIFA, Ednaldo Rodrigues, destacou que Manaus conta com uma estrutura esportiva de alto nível, atendendo aos critérios estabelecidos pela FIFA.
“O Amazonas tem uma arena totalmente dotada de tudo aquilo que é exigido como pré-requisito da FIFA. A entidade já fez sua vistoria e o governador colocou o governo à disposição para atender qualquer exigência. Agora, a CBF trabalhará junto à FIFA para consolidar o Amazonas como um dos estados sede”, afirmou Ednaldo Rodrigues.
Além das tratativas para a Copa do Mundo Feminina, foram discutidos outros projetos do Governo do Amazonas em parceria com a CBF, incluindo iniciativas para fomentar o futebol entre povos indígenas e Pessoas com Deficiência (PcD).