AM: Novo decreto flexibiliza horário de restaurantes e toque de recolher passa a ser das 00h às 6h

Nesta quarta-feira (31), o governador do Amazonas, Wilson Lima anunciou ajustes na restrição de circulação de pessoas como medida de prevenção no combate à Covid-19 e também a flexibilização de atividades no Estado.

O decreto permite a circulação de pessoas entre 00h às 6h. Restaurantes passam a funcionar de 6h até às 23h.

Escolas da rede privada (ensino médio) também retornam com suas atividades , sendo essas limitadas em sala de aula. O mesmo se integra à colégios militares administrados pelo exército.

Atividades não essenciais como balneários também receberam flexibilização no horário de funcionamento.

Confira os novos horários:

> Fica facultado às instituições privadas o funcionamento das escolas do ensino médio e cursos livres, como escolas de idiomas.

> Autorizado funcionamento do Colégio Militar de Manaus (CMM), administrado pelo Exército.

> Restaurantes e lanchonetes podem abrir para o público das 6h às 23h, de segunda-feira a sábado, e das 07h às 16h, aos domingos, com até 50% de ocupação.

> Permitidas as atividades de delivery de restaurantes e lanchonetes, durante as 24h. Drive-thru permitido de 06h até 23h.

> Permitido funcionamento de balneários, parques aquáticos e clubes recreativos das 7h às 16h, e de flutuantes, das 09h às 16h, de segunda a domingo, com até 50% de ocupação.

> Feiras da ADS e dos Produtores, que vendem direto à população, podem funcionar das 16h às 20h.

> Escritórios podem funcionar das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, com taxa de ocupação de 50% e evitando a presença de maiores de 60 anos, ainda não vacinados com as duas doses e portadores de comorbidades reconhecidas pelo PNI.

> Galerias e mini-shoppings funcionam no mesmo horário das lojas de rua, das 9h às 17h.

> Permitido o funcionamento de barcos-hotéis, desde que não haja visitação a comunidades tradicionais ribeirinhas.

> Marinas e os cursos de arrais amador ficam autorizadas a abrir das 06h às 16h, de segunda a domingo.

> O transporte em embarcações a jato poderá ser realizado com 70% da ocupação, especificamente para viagens de até 1 hora de duração.

Os ajustes passam a valer a partir da próxima segunda-feira (5) e possuem validade de 15 dias.

Vacinação

O governador também informou que a vacinação contra a covid-19 será mantida no ponto facultativo que será nesta quinta-feira (1º), não sendo realizada na sexta-feira santa (2/4) e no domingo de páscoa (4/4). Ele destacou ainda a solicitação feita ao ministro da saúde Marcelo Queiroga para atenção à vacinação de profissionais da educação.

Portal Manaus Alerta