Aluna de 6 anos do Distrito Federal ganha prêmio após ler 336 livros em 8 meses

Uma aluna de apenas seis anos, moradora do Distrito Federal, está surpreendendo a comunidade escolar de sua cidade após ler 336 livros indicados por sua escola Escola Arara Azul durante o período de oito meses. Por conta do seu feito, ela foi homenageada na última quarta-feira (10) com o prêmio Super Leitor. As informações são do R7.

Segundo a mãe da menina, Aline Correia, de 40 anos, a criança desenvolveu a prática da leitura naturalmente. “Nós temos o hábito da leitura em casa e lemos para Alice desde que ela estava na barriga. Desde bebê, ela gosta de folhear os livros, ouvir contação e inventar também a própria história”, conta.

“É algo natural para ela, não é nada extraordinário. Ela aprendeu a ler na época certa, com a ajuda dos professores. Ela apenas gosta de ler, mas isso faz parte da nossa rotina. Foi surpreendente saber que ela foi a criança que mais leu na escola”, completa o pai de Alice, o bancário Matheus Magalhães.

Alice foi alfabetizada no período da pandemia, durante as aulas online. Segundo a família, ela lê mais de 100 livros infantis por mês. Apesar de ter sido reconhecida na escola por ter o hábito de ler, os pais explicam que ela tem outras brincadeiras favoritas além da leitura. “Alice é uma menina normal, gosta de assistir à tevê, jogar videogame e brincar de boneca. Ela é só uma criança que desenvolveu o gosto pela leitura”, contam.

O Prêmio Super Leitor tem o objetivo de incentivar a formação de leitores, estreitar a parceria família e escola, e desenvolver a capacidade de produção de texto. Cerca de 240 alunos do ensino fundamental de 6 a 10 anos participaram da disputa. Além de Alice, foram homenageados outros alunos que se destacaram no projeto. Cauã Dantes, Vinicius de Souza Sales, Miguel Viana e Victor Lira leram de 70 a 120 livros. Os três primeiros colocados receberam um troféu e um certificado da escola.