
Quatro regiões do Brasil estão sob alerta de condições climáticas extremas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas intensas em partes de São Paulo e no Sul do país, além de uma onda de calor com grau de grande perigo em estados do Sul.
Chuvas intensas em São Paulo
No estado de São Paulo, municípios localizados ao norte e nordeste, como Ribeirão Preto, Franca e São José do Rio Preto, estão na área de risco. A região leste do estado, incluindo a capital São Paulo, São José dos Campos e Taubaté, também enfrenta o alerta de precipitações volumosas.
Temporais no Sul
No Sul do Brasil, o alerta de chuvas intensas abrange áreas próximas a Curitiba, capital do Paraná. Em Santa Catarina, os municípios do nordeste, como Joinville, também podem registrar pancadas de chuva fortes. O aviso para essas regiões é válido até quinta-feira (5).
Onda de calor no Sul
Em paralelo às chuvas, o Sul do país também lida com uma onda de calor classificada como de grande perigo. Habitantes do sul do Paraná, da região central e oeste de Santa Catarina e de grande parte do Rio Grande do Sul devem ter atenção redobrada. As temperaturas devem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias, com riscos à saúde associados à baixa umidade.
Recomendações do Inmet
Para as áreas afetadas pela onda de calor, o Inmet recomenda ingestão de líquidos em abundância, evitar esforços físicos nas horas mais secas e a exposição solar nos horários de pico.
Com informações da Agência Brasil





