O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), inaugurou mais uma Feira de Produtos Regionais, desta vez na comunidade Agrovila do Mocambo, região rural de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
A feira, inaugurada no último fim de semana, acontece aos sábados, das 6h ao meio-dia, com a participação de 20 produtores rurais, em um espaço de 10x10m². Ao todo, foram disponibilizados pela ADS cerca de 20 mesas, dois expositores de peixe, 20 unidades de coletes e 20 unidades de bonés, além de uma tenda.
Entre os produtos comercializados na feira da ADS estão: banana, farinha, cheiro-verde, tucupi, banana, pé de moleque, tucumã e pescados.
A instalação foi firmada após reuniões com representantes da comunidade juntamente com o técnico da ADS, Josean Mascarenhas, com o gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Rickson Valente, e com o responsável pelo associativismo e cooperativismo do Idam local, José de Oliveira.
“Realizamos algumas reuniões e entendemos que o local necessitava de um espaço para que os produtores disponibilizassem seus produtos. Além da inauguração realizada, os moradores puderam participar também da ação social oferecida pelo posto de saúde Ilarina Reis do Mocambo. Dentre as atividades estavam vacinação, teste rápido e outros atendimentos”, destacou Josean Mascarenhas.
Para o feirante Anderson Vieira, o programa de feiras vai mudar a forma de vender alimentos regionais no local. “Estar participando dessa edição é muito importante, já que a gente está acostumado a vender entregando de casa em casa, mas o pessoal vai se acostumando com o tempo. Graças a Deus que hoje vendemos bastante, mas a próxima feira será melhor ainda”, falou, entusiasmado.
Atualmente, a ADS conta com cerca de 250 feirantes com cadastros ativos em Manaus, que participam das 10 Feiras de Produtos Regionais na capital. Ao todo, nove unidades estão localizadas na área urbana e uma na área rural. Já no interior do Amazonas, conforme o Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros, são 37 feiras ativas no estado, onde mais de 600 trabalhadores estão comercializando os seus produtos.
Com informações da assessoria