
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu, nesta terça-feira (25), 135 quilos de mel produzidos de forma clandestina em Manaus. A ação, realizada com o apoio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon) da Polícia Civil, ocorreu em uma residência no Bairro da Paz, zona centro-oeste da capital.
Denúncia e apreensão
A operação teve início após uma denúncia à Ouvidoria da Adaf, informando que uma pessoa estaria embalando e vendendo mel sem a devida inspeção sanitária. No local, os fiscais agropecuários constataram que o produto não possuía o Serviço de Inspeção Estadual e, além disso, utilizava um selo falsificado pertencente a outro estabelecimento.
“Além da comercialização sem registro, havia fraude no selo de inspeção, o que configura uma infração grave”, explicou o fiscal agropecuário Leonardo Assis.
Durante a fiscalização, também foram apreendidos 250 rótulos falsificados e 150 embalagens vazias. Todo o material foi destruído no aterro sanitário para evitar qualquer risco à saúde pública.
Origem irregular do mel
Segundo informações colhidas no local, o produto vinha de Boa Vista (RR) e era transportado de maneira irregular para ser envasado e distribuído em Manaus. O responsável pelo estabelecimento recebeu um auto de infração e terá 30 dias para apresentar sua defesa.
Riscos do consumo de produtos sem inspeção
A Adaf alerta que produtos de origem animal sem certificação podem representar riscos graves à saúde, pois não seguem os padrões higiênico-sanitários exigidos por lei. O consumo de itens sem inspeção pode causar intoxicação alimentar, alergias e até levar à morte em casos mais graves.
Denúncias e fiscalização
A população pode ajudar a combater a comercialização de alimentos irregulares denunciando práticas suspeitas à Adaf. As denúncias podem ser feitas pelos telefones (92) 99138-4073 e (92) 99380-9174.