Início Amazonas Fapeam abre prazo para propostas de eventos científicos e tecnológicos no Amazonas

Fapeam abre prazo para propostas de eventos científicos e tecnológicos no Amazonas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está recebendo propostas para o Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) – Chamada 1, edital nº 003/2026. O objetivo é apoiar eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas, focados em divulgar resultados de pesquisas e promover o intercâmbio científico e tecnológico.


Prazo e Investimento

A data limite para submissão das propostas no Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam) é até às 17h do dia 6 de março, horário de Manaus. O investimento total para o Parev é de R$ 3,1 milhões, oriundos do tesouro estadual, com o intuito de apoiar até 28 propostas de eventos.


Tipos de Eventos Apoiados

Serão apoiados congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de palestras, conferências e oficinas de trabalho. Os eventos podem ser realizados nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, e devem ter caráter científico e tecnológico. A primeira chamada contempla eventos a serem realizados entre agosto e dezembro de 2026.

Como Submeter Propostas

Pesquisadores com mestrado e doutorado interessados devem submeter suas propostas através do Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam). É necessário ter cadastro prévio no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do formulário online, é preciso anexar documentação complementar na plataforma.

Restrições e Esclarecimentos

Cada proponente poderá ter apenas uma proposta financiada neste edital. O edital completo pode ser acessado no link: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0032026-programa-de-apoio-a-realizacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-no-estado-do-amazonas-parev-2026-chamadas-i-e-ii/.

Para mais informações ou esclarecimentos, os interessados podem enviar mensagem eletrônica para o endereço: [email protected].

Com informações da Agência Amazonas