
O presidente da COP 30, André Corrêa do Lago, e a CEO, Ana Toni, estiveram na Turquia para as primeiras reuniões preparatórias para a COP 31, que ocorrerá em Antália, de 9 a 20 de novembro. Representantes da Turquia e da Austrália, países que dividirão a condução da conferência, lideraram as discussões estratégicas e de alinhamento de mandatos para 2026.
Os encontros abordaram a Agenda de Ação, o Acelerador Global de Implementação e a Missão Belém 1,5°C. O Brasil apresentou planos preliminares para o afastamento dos combustíveis fósseis e o fim do desmatamento até 2030, reforçando a disposição em colaborar com a nova presidência para o sucesso da COP 31.
“Sob a liderança do presidente Lula, buscamos aproximar a COP das pessoas, para que elas compreendam melhor o processo e seu potencial transformador”, declarou o embaixador André Corrêa do Lago. “A COP 31 será muito importante, e estou animado para trabalharmos juntos no avanço desses temas”, acrescentou.
A Turquia nomeou seu ministro do Meio Ambiente, Murat Kurum, como presidente da COP 31, e Samed Ağırbaş como Campeão de Alto Nível para o Clima. A Austrália, por sua vez, terá o ministro Chris Bowen como presidente das negociações. A Pré-COP será sediada por um país do Pacífico.
“Trabalhando juntos, Austrália, Pacífico e Turquia promoverão avanços concretos na ação climática global por meio da COP31 na Turquia e da Pré-COP no Pacífico”, afirmou Chris Bowen.
O arranjo entre Turquia e Austrália surgiu após ambos se candidatarem para sediar a conferência sem um consenso para uma presidência única.
Após as reuniões na Turquia, André Corrêa do Lago encontrou-se com o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em Roma, e participará de encontros na Agência Internacional de Energia (AIE) em Paris, antes de acompanhar o presidente Lula na Índia.
Com informações da Agência Gov





