
O Governo do Brasil, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), realizou na noite de segunda-feira (16) mais uma operação de acolhimento a brasileiros repatriados dos Estados Unidos. Um voo com 54 pessoas a bordo pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), onde receberam assistência humanizada.
A recepção faz parte do programa Aqui é Brasil, iniciativa do Governo Federal que visa assegurar atendimento digno e articulado a pessoas que retornam ao país em situação de repatriação ou deportação, em ação coordenada com o governo dos Estados Unidos.
Acolhimento e assistência
Após o desembarque, parte do grupo foi encaminhada a uma estrutura especial em um hotel, onde receberam alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, acompanhamento médico e psicológico. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) detalhou que foram recebidos 51 homens e 3 mulheres, com média de idade de 38 anos.
A equipe presente ofereceu avaliação de saúde, com médico e enfermeiro, além de acompanhamento por uma equipe de proteção. Nesta terça-feira (17), o programa seguirá com a emissão de documentos para aqueles que não os possuem e o fornecimento de passagens para o retorno seguro às suas cidades de origem.
Programa Aqui é Brasil
O Aqui é Brasil é um programa de acolhimento humanitário coordenado pelo MDHC em parceria com diversos ministérios, órgãos federais e internacionais. Desde sua criação, o programa já realizou 42 operações, auxiliando no retorno de mais de 3,4 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, a maioria oriunda dos Estados Unidos.
O programa reforça o compromisso do Estado brasileiro com a recepção humanizada e a proteção de seus cidadãos em processo de retorno ao país.
Com informações da Agência Gov





