Início Brasil Operação Tô de Olho na Folia: Anvisa notifica mais de 500 produtos...

Operação Tô de Olho na Folia: Anvisa notifica mais de 500 produtos irregulares no carnaval

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou, na última sexta-feira (13), a Operação Tô de Olho – Na Folia, que resultou na notificação de 556 produtos irregulares em 23,5 mil itens fiscalizados. A operação, que teve como objetivo reforçar a segurança dos produtos comercializados durante o período carnavalesco, inspecionou 64 estabelecimentos, incluindo distribuidoras de bebidas, tabacarias e farmácias, em Salvador (BA), São Paulo (SP) e no Distrito Federal (DF).


Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a ação contou com a participação da Anvisa, que concentrou seus esforços na fiscalização e orientação sobre bebidas alcoólicas e cosméticos, como pomadas e pastas para modelar cabelos. No total, foram inspecionados 1.035 produtos em 35 estabelecimentos na Bahia e no Distrito Federal. Além das 556 notificações, a operação resultou em 13 apreensões, uma interdição e a aplicação de quatro multas.


Operação integrada com múltiplos órgãos

A Operação Tô de Olho – Na Folia foi uma ação integrada que envolveu também o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O Inmetro fiscalizou fantasias, adereços, brinquedos e preservativos, detectando 225 irregularidades e realizando 76 apreensões em São Paulo e no DF. Já o MAPA atuou no combate a fraudes em bebidas, retirando do comércio produtos impróprios ao consumo, com rótulos irregulares, sem registro ou com indícios de falsificação. Cerca de 10 mil produtos foram fiscalizados no DF, resultando na reprovação de 161 itens e na apreensão de 37 litros de bebidas.

A operação também teve como alvo os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), conhecidos como vapes, cuja comercialização é proibida.

Orientações para consumidores

Durante a operação, foram realizadas atividades educativas para comerciantes e consumidores. As autoridades orientam o público a:

  • Verificar a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro em produtos que exigem certificação.
  • Conferir as informações obrigatórias nas embalagens, como identificação do fabricante, composição, instruções de uso e prazo de validade.
  • Certificar-se de que produtos como cosméticos e preservativos estejam regularizados junto à Anvisa.
  • Observar as condições adequadas de armazenamento e exposição dos produtos.
  • Verificar o registro de bebidas junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Com informações da Agência Gov