
O Governo do Amazonas mobilizou uma grande estrutura para o Carnaval de Manaus 2026, com foco em garantir a segurança, o bem-estar e a diversão dos foliões durante os desfiles do Grupo Especial. O investimento total destinado às escolas de samba chega a R$ 8,14 milhões, com R$ 500 mil para cada agremiação do Grupo Especial.
Reforço na Segurança e Atendimento
A Operação Carnaval 2026 conta com um efetivo ampliado das Forças de Segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito. O objetivo é assegurar que os cidadãos participem da festa com tranquilidade e segurança, do início ao fim.
Cerca de 4 mil policiais militares e 25 policiais civis da Delegacia Móvel estão atuando na capital e no interior, além de 333 militares do Corpo de Bombeiros. O Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), instalado no Sambódromo, centraliza o monitoramento e a articulação entre os órgãos de segurança e saúde.
Ações de Cidadania e Direitos Humanos
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) está presente com mais de 500 servidores para atuar na prevenção de violências, garantia dos direitos humanos e proteção de crianças e adolescentes. O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ciaca) também está integrado às ações.
Inclusão e Acessibilidade
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) garantiu uma estrutura especial de acessibilidade, incluindo uma van adaptada para o transporte de pessoas com deficiência (PCDs) entre a Vila Olímpica e o Sambódromo. Nas transmissões oficiais dos desfiles, haverá intérprete de Libras e audiodescrição.
Suporte de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) montou um posto de atendimento no Sambódromo, com equipe multiprofissional para casos de urgência e ocorrências clínicas de baixa complexidade. Ações de conscientização e prevenção às ISTs/HIV e distribuição de preservativos também estão sendo realizadas.
Programação e Investimento na Cultura
Os desfiles do Grupo Especial iniciaram na noite de sábado (14/02), com a apresentação da escola Presidente Vargas. O investimento do Governo do Amazonas visa fortalecer a cultura popular e fomentar a economia criativa, gerando emprego e renda.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias





