
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para convocar a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc/AM). O objetivo é que a gestora preste esclarecimentos sobre a carência de merenda em diversas escolas da rede estadual, um cenário que, segundo o parlamentar, evidencia abandono, desorganização e falta de planejamento na educação pública do Amazonas.
Barreto solicitou, em conjunto com a Comissão de Educação e o plenário da Casa, que a Seduc compareça à Aleam para explicar as razões da falta de merenda, mesmo após significativos investimentos na área. “Se estamos iniciando o ano letivo com esse grau de desorganização, o que podemos esperar dos próximos meses?”, questionou o deputado.
Educação no Amazonas em pauta
O parlamentar fez um balanço crítico da situação educacional no estado, apontando para os baixos indicadores e a posição do Amazonas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para Wilker Barreto, esses números refletem a ineficiência na aplicação dos recursos públicos.
“Se gastou bilhões para estar no último lugar do Brasil e para estar começando o ano com atraso e colapso de merenda na rede”, afirmou. Ele ressaltou a urgência de respostas claras por parte da secretária de Educação e a adoção de medidas imediatas para normalizar o fornecimento de alimentação nas escolas.
“Estamos muito longe de sair do fundo do poço, e esta Casa precisa cumprir seu papel”, concluiu.
Com informações da assessoria





