Início Brasil Carnaval 2024: veja a previsão do tempo do Cemaden para a festa

Carnaval 2024: veja a previsão do tempo do Cemaden para a festa

O período carnavalesco será marcado por uma inversão no padrão de chuvas em grande parte do País. De acordo com previsões do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o cenário geral é de estabilidade, sem previsão de desastres graves ou generalizados.


Sudeste

Após semanas de chuva intensa, a tendência é de redução significativa das precipitações justamente durante o feriado. A única ressalva é para a terça-feira de Carnaval, quando há maior possibilidade de pancadas isoladas na cidade de São Paulo e no interior paulista. Nos demais estados da região, a tendência é de tempo mais firme.


“Nós tivemos uma sequência de várias semanas de chuva pesada no Sudeste. Isso vai mudar justo para o Carnaval. A chuva vai diminuir muito, ou não vai chover, ou vai chover muito pouco nos próximos dias”, explica o coordenador de Operações e Modelagem do Cemaden, Marcelo Seluchi.

Centro-Oeste

A região central deve seguir padrão semelhante ao apresentado para o Sudeste: redução significativa das chuvas.

Sul

No Sul, o cenário é inverso. Depois de um período de calor intenso e pouca precipitação, a chuva retorna entre sexta-feira (13) e segunda-feira (16). Santa Catarina (SC) concentra a maior persistência das instabilidades, enquanto no Rio Grande do Sul (RS) as pancadas devem ser mais rápidas.

Segundo Seluchi, mesmo com possibilidade de chuva forte, os acumulados previstos — em princípio abaixo de 100 milímetros — e o nível atual dos principais rios reduzem o risco de ocorrências mais graves. “Isso não é compatível com desastres, nem deslizamentos, nem inundações. Os principais rios estão com nível de normal para baixo”, observa. Ainda assim, ele pondera que podem ocorrer alagamentos pontuais em áreas urbanas com drenagem deficiente, além da possibilidade de raios e ventos intensos.

Nordeste

No Nordeste, a previsão indica chuvas fracas no litoral. Recife (PE) e Salvador (BA) estarão sob monitoramento mais atento por concentrarem grandes eventos carnavalescos. No interior, especialmente na porção norte da região, a expectativa é de precipitações que podem beneficiar áreas historicamente afetadas pela escassez hídrica. “É uma boa notícia para uma região que sempre tem falta de água”, observa.

Norte

Na Região Norte, o padrão chuvoso esperado para esta época do ano permanece. O monitoramento se concentra em cidades específicas, com atenção especial para Manaus (AM), que sazonalmente registra maior número de alertas.

Em síntese, o cenário indica uma redistribuição das chuvas pelo País. “Vai deixar de chover onde estava chovendo e vai voltar a chover ou começar a chover onde não estava chovendo. Por isso que a gente não espera nada muito preocupante”, conclui Seluchi.

Com informações da Agência Gov