
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgou um guia com recomendações para garantir que os foliões aproveitem o Carnaval com saúde e segurança. Profissionais da saúde oferecem dicas valiosas sobre hidratação, consumo de álcool, proteção solar, higiene bucal e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Hidratação é chave para a folia
A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, nutricionista Dandara Bezerra, ressalta a importância da ingestão de água para evitar a desidratação, comum devido ao calor, dança e consumo de bebidas alcoólicas. “Se a pessoa não consome água suficiente e fica desidratada, pode ter sintomas como dor de cabeça, tontura e fraqueza. E a ressaca no dia seguinte nada mais é do que uma extrema desidratação”, explica.
Moderação no álcool e atenção às comorbidades
A enfermeira Phamela Costa, chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, alerta para os riscos do consumo excessivo de álcool e a interação com medicamentos. “O álcool pode causar hipoglicemia e nunca deve ser consumido em jejum. Em excesso, pode ainda aumentar a pressão arterial e interferir na ação de medicamentos”, pontua. Energéticos também devem ser evitados.
Saúde bucal e prevenção de doenças
A cirurgiã-dentista Kátia Felizardo, da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, destaca que o álcool e o açúcar presentes em bebidas e drinques podem prejudicar a saúde bucal. Ela recomenda a escovação regular e o cuidado ao compartilhar copos para evitar a transmissão de doenças como o herpes labial.
Proteção contra o sol e o calor
Com os festejos ocorrendo majoritariamente ao ar livre, o uso de protetor solar com FPS 30 ou mais é indispensável. Phamela Costa também sugere o uso de bonés, viseiras e óculos escuros, além de roupas leves para prevenir o mal-estar causado pelo calor. O uso de sapatos fechados e confortáveis é recomendado para evitar ferimentos.
Respeite seus limites e cuide da sua saúde
A Semsa aconselha os foliões a respeitarem seus limites, fazendo pausas regulares e evitando esforços excessivos. Sinais de alerta como dor no peito, falta de ar, tontura ou palpitações exigem avaliação médica imediata.
Prevenção de ISTs é fundamental
Thayná Saraiva, chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa Manaus, reforça a importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais. Ela também menciona a Prevenção Combinada, que inclui testagem rápida, vacinação e profilaxias pré e pós-exposição ao HIV.
Com informações da assessoria





