
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realizou na última sexta-feira (13/02) o Carnafuham 2026, um evento de conscientização e prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Manaus. A iniciativa, que ocorreu no cruzamento das avenidas Codajás e Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha, teve como objetivo principal alertar a população sobre a importância do uso de métodos de proteção durante o período de carnaval.
A blitz educativa contou com a participação animada de servidores da Fuham e foi embalada pela banda da Polícia Militar do Amazonas. Durante a ação, motoristas, passageiros e pedestres receberam material preventivo e foram incentivados a se proteger. O empresário Vítor Hugo, abordado durante o evento, elogiou a iniciativa: “Muito importante esta ação porque incentiva os participantes do carnaval a se prevenir, porque prevenção é tudo”. Ele recebeu um kit com preservativos, gel lubrificante e material informativo.
Combate ao HIV e outras ISTs
O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, destacou a gravidade da situação do HIV, mesmo com a percepção de que o problema estaria resolvido. Atualmente, 1.617 usuários fazem acompanhamento clínico de HIV na Fuham, no Serviço de Atenção Especializada (SAE). Esses pacientes são provenientes de diversas instituições de saúde, não apenas de Manaus, mas também de outros estados e até países.
“Aids, HIV, são coisas que não estão falando muito, parece que está resolvido o problema, mas não está, o problema não está resolvido. É uma coisa silenciosa. Se você for ver na enfermaria do Tropical (Fundação de Medicina Tropical), mais ou menos 70% das internações são pacientes com comorbidade de AIDS então é um quadro grave de saúde pública, a gente faz essa ação (Carnafuham) para chamar atenção, porque a prevenção é uma coisa relativamente simples”, explicou Chirano.
Serviços de prevenção oferecidos pela Fuham
A organização do Carnafuham ficou a cargo da Gerência de Assistência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (GIST). A enfermeira Beatriz Miranda ressaltou a facilidade de acesso aos métodos de prevenção. A Fuham oferece a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para uso contínuo e, em outras unidades como a Fundação de Medicina Tropical, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para uso emergencial até 72 horas após um possível contato com o vírus.
Além das profilaxias, a Fundação Alfredo da Matta oferece testes rápidos gratuitos para HIV, sífilis, hepatites B e C. O resultado dos testes, realizados por meio de coleta de sangue, sai em cerca de vinte minutos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias





