
A Série Ouro, antigo grupo de acesso do Carnaval do Rio de Janeiro, que desfila na sexta-feira (13) e sábado (14) de fevereiro na Marquês de Sapucaí, terá como enredos três grandes nomes da cultura brasileira: a cantora Leci Brandão, o cantor Xande de Pilares e a escritora Conceição Evaristo. Ao todo, 15 escolas disputam uma vaga no Grupo Especial em 2027.
Unidos de Bangu homenageia Leci Brandão
A escola Unidos de Bangu trará para a avenida o enredo “As coisas que mamãe me ensinou”, uma homenagem à multifacetada Leci Brandão. A agremiação abordará a trajetória da cantora, compositora, atriz e deputada estadual, destacando a influência familiar, sua construção como mulher negra e artista, sucessos musicais e sua atuação na defesa dos direitos sociais.
Leci Brandão, que morou na Zona Oeste do Rio, expressou grande emoção com a homenagem, sendo a primeira vez que uma escola carioca a celebra. Em 2012, a Acadêmicos de Tatuapé, de São Paulo, também a homenageou, levando a escola ao Grupo Especial.
Unidos do Jacarezinho celebra Xande de Pilares
Com o enredo “O ar que se respira agora inspira novos tempos”, a Unidos do Jacarezinho apresentará a vida e obra de Xande de Pilares. A escola percorrerá os locais onde o cantor, compositor e ator viveu, mostrando sua ascensão como um dos maiores nomes do samba.
Xande de Pilares, cria da comunidade do Jacaré, aceitou a homenagem com emoção, reconhecendo a importância de ser celebrado em vida por uma escola de sua raiz. Apesar de um incêndio recente ter destruído parte das fantasias e adereços da agremiação, a escola busca superar o imprevisto para realizar um bom desfile.
Império Serrano reverencia Conceição Evaristo
O Império Serrano, tradicional escola da Zona Norte do Rio, apresentará o enredo “Ponciá Evaristo Flor do Mulungu” em homenagem à escritora Conceição Evaristo. O carnavalesco Renato Esteves buscou inspiração nas “escrevivências” da autora, mesclando sua biografia com elementos de suas obras.
O enredo busca conectar a história da escritora com a realidade da comunidade do Império Serrano, majoritariamente composta por mulheres pretas, promovendo a valorização de vozes historicamente silenciadas.
Ordem dos Desfiles da Série Ouro 2026:
Sexta-feira – 13 de fevereiro
Sábado – 14 de fevereiro
Com informações da Agência Brasil





