Início Amazonas Forças de segurança prendem 37 pessoas e apreendem adolescentes por apologia ao...

Forças de segurança prendem 37 pessoas e apreendem adolescentes por apologia ao crime em operação no Amazonas

Uma operação policial deflagrada pelas Forças de Segurança do Amazonas resultou na prisão de 37 pessoas e na apreensão de cinco adolescentes por apologia ao crime. As ações ocorreram entre a tarde de terça-feira (10/02) e a madrugada desta quarta-feira (11/02), em todas as zonas de Manaus e em diversos municípios do interior.


Durante a operação, que incluiu a repressão a queimas de fogos associadas a atividades criminosas, foram apreendidas porções de drogas, cerca de mil explosivos (intactos e deflagrados) e outros materiais utilizados nas práticas criminosas.


Operação integrada em todo o estado

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio das Polícias Civil e Militar, coordenou a operação. Em Manaus, as prisões foram efetuadas pelas equipes do Comandos de Policiamento Metropolitano e Especializado da Polícia Militar. No interior, as prisões ocorreram em cidades como Canutama, Itacoatiara, Humaitá, Manacapuru, Tapauá, Benjamin Constant, Presidente Figueiredo, Carauari e Codajás.

O secretário executivo de operações da SSP-AM, coronel André Gomes Ribeiro, destacou a importância do sistema de inteligência e monitoramento para o sucesso da operação, que resultou em um número expressivo de prisões e apreensões.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, ressaltou que o policiamento ostensivo e preventivo foi baseado em informações de inteligência e georreferenciamento, com o objetivo de inibir ações criminosas e aumentar a presença policial.

Procedimentos legais e encaminhamentos

Os detidos em Manaus foram encaminhados à Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas. Os adolescentes apreendidos foram levados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Guilherme Torres, informou que foram apreendidos foguetes utilizados por suspeitos em alusão a facções criminosas. Alguns suspeitos foram presos em flagrante, enquanto outros casos serão investigados por meio de Inquérito Policial (IP) ou Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Os envolvidos estão à disposição da Justiça e os procedimentos estão em andamento, com parte dos presos submetida à audiência de custódia.

Com informações da assessoria