
A Prefeitura de Manaus anunciou a mobilização de 40 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atuar no sambódromo durante os desfiles das escolas de samba, nos dias 13 e 14 de fevereiro. O objetivo é reforçar as ações de prevenção de agravos e de educação em saúde para o público que participará das festividades carnavalescas.
As equipes estarão focadas em diversas frentes, incluindo a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos e materiais educativos. Haverá também oferta de autotestes para HIV e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) na unidade móvel de testagem.
Fiscalização e segurança em foco
Além das ações de saúde preventiva, a Semsa realizará a fiscalização de alimentos em barracas, inspeção de equipamentos e avaliação das estruturas sanitárias e da rede elétrica do sambódromo. A Subsecretaria de Gestão de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) também atuará na verificação do cumprimento dos padrões de higiene no manuseio e armazenamento de alimentos e bebidas, além de inspecionar as instalações de saúde e os protocolos sanitários gerais, como as condições dos banheiros e saídas de emergência.
Atendimento de urgência garantido
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com três unidades móveis posicionadas estrategicamente para garantir a remoção e o encaminhamento rápido de casos que demandem atendimento de urgência e emergência. O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou a importância do apoio das equipes preparadas e equipamentos modernos para agilizar o cuidado aos foliões.
Com informações da assessoria





