Início Amazonas Carnaval da Floresta 2026: Sejusc intensifica ações de proteção e combate à...

Carnaval da Floresta 2026: Sejusc intensifica ações de proteção e combate à violação de direitos


A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) está intensificando suas ações durante o “Carnaval da Floresta” promovido pelo Governo do Amazonas. O foco principal é a prevenção de violências, a garantia dos direitos humanos, a proteção de crianças e adolescentes, o enfrentamento da violência contra a mulher e o acolhimento humanizado de vítimas de violações de direitos.


Servidores da Sejusc passaram por treinamento para realizar abordagens e atendimentos de forma humanizada e pedagógica, atuando em conjunto com a rede de proteção e as forças de segurança. Além da distribuição de material informativo, as equipes estão preparadas para intervir em casos de violações contra públicos vulneráveis.


Direitos Humanos em Destaque

As equipes estão capacitadas para lidar com violações de direitos étnico-raciais, da população LGBTQIA+, oferecendo respeito ao nome social e à identidade de gênero. Atua também com migrantes, pessoas em situação de rua e casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas, com orientações, abordagens e encaminhamentos à rede de apoio e autoridades competentes.

Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

A Rede de Proteção da Sejusc estará presente nos desfiles e bandas, divulgando canais de denúncia como o Disque 180 e o 190. A campanha de prevenção à violência contra a mulher será reforçada, com foco no combate ao assédio, importunação sexual, orientação sobre consentimento e acolhimento imediato. Os Serviços de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Sapem) funcionarão 24 horas por dia.

Proteção de Crianças e Adolescentes

A pasta atua preventivamente contra exploração sexual infantil, trabalho infantil, consumo de álcool por menores, desaparecimento e negligência. As ações seguem as diretrizes da Portaria nº 003/2023 do Juizado da Infância e Juventude Infracional, que regulamenta a entrada e permanência de crianças e adolescentes em eventos.

Carnaval Seguro e Consciente

As equipes da Sejusc estarão nos principais pontos de concentração do Carnaval, realizando identificação e orientação ao público, distribuição de material informativo, fiscalização e encaminhamentos. Haverá também escuta qualificada, atendimento psicossocial e divulgação de canais oficiais de denúncia.

Um serviço de recolha de documentos perdidos estará disponível. Os documentos encontrados poderão ser resgatados no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Parque Dez, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com