Início Brasil Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de novo ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de novo ministério


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que visa redefinir o papel do governo federal na área. Em entrevista à TV Aratu, em Salvador (BA), Lula explicou que a proposta busca aumentar o efetivo das forças federais para intervir nos estados, quando necessário e a pedido dos governadores.


A PEC propõe a atualização das competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Lula destacou a necessidade de um orçamento federal mais robusto para a segurança pública, criticando o atual repasse de R$ 2 bilhões para o fundo do setor.


“Eu quero aprovar essa PEC para mudar a cara da segurança pública nesse país e que o governo federal não seja apenas um repassador de pequeno recurso”, afirmou o presidente, defendendo a criação de um orçamento especial para intervenções federais.

No entanto, a PEC enfrenta resistências no Congresso Nacional e entre governadores. A principal objeção é a atribuição à União da elaboração do plano nacional de segurança pública, que seria seguido pelos estados e pelo Distrito Federal. Lula lamentou a posição de alguns estados, como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e alguns da região Sul, que se opõem à maior intervenção federal, mas reiterou a disposição do governo em atuar em parceria com os estados.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com