
O Amazonas passa a contar com uma nova conexão internacional com a confirmação dos voos diretos entre Manaus e Caracas, anunciada nesta sexta-feira (6), no auditório da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio). A operação será realizada pela Rutaca Airlines e integra as tratativas do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), para ampliar a conectividade aérea e fortalecer o turismo entre o Brasil e a Venezuela.
Para o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, a retomada da rota é resultado da articulação entre diferentes esferas de governo. “Vamos fazer todo o esforço necessário para que essa parceria prospere. Esse é um interesse do Governo do Amazonas, do Governo Federal, da Embratur e do Ministério do Turismo. O objetivo é garantir desenvolvimento, manter o Brasil batendo recordes no setor e consolidar o Amazonas como um dos principais polos desse avanço”, afirmou.
O voo inaugural está marcado para o dia 24 de fevereiro. Inicialmente, a operação contará com duas frequências semanais, às quartas-feiras e domingos. As partidas de Manaus ocorrerão às 3h40, com chegada ao Aeroporto Internacional de Maiquetía, em Caracas, às 6h20. No sentido inverso, os voos sairão da capital venezuelana às 23h30, com chegada prevista em Manaus às 2h20.
Para Carlos Villegas, diretor de negócios da Rutaca, a escolha de Manaus reflete o potencial estratégico da capital amazonense para a expansão das operações no Brasil. “Identificamos duas rotas potenciais no país e a primeira foi Manaus, escolhida por sua relevância. Encontramos autoridades preparadas e dispostas a viabilizar esse tipo de projeto e, para nós, é uma honra ver essa iniciativa se tornar realidade”, destacou.
Além da ligação direta com Caracas, os passageiros terão acesso a conexões para outras cidades da Venezuela, com destaque para a Isla Margarita, destino turístico bastante procurado pelos amazonenses. A Rutaca também opera voos para Havana, em Cuba, Bogotá, na Colômbia, Port of Spain, em Trinidad e Tobago, e Cidade do Panamá.
Destino Amazonas
Em 2025, a Amazonastur intensificou a promoção do destino Amazonas em feiras nacionais e internacionais, além da realização de press trips e famtours, que trouxeram jornalistas e operadores de mercados estratégicos da Europa, América do Norte e América Latina.
No fluxo internacional, o estado registrou 209.305 passageiros, crescimento de 103,15%. Com isso, a movimentação total no Aeroporto Internacional de Manaus alcançou 2.895.792 passageiros em 2025, alta de 9,85% em relação ao ano anterior. Desse total, 74.231 foram estrangeiros, crescimento de 40,55%.
Com informações da assessoria





