
A Prefeitura de Manaus, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), convida a população para a Audiência Pública de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus (PMSB). O evento ocorrerá nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, às 15h, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, localizada na avenida Brasil, nº 2.971, bairro Compensa, zona Oeste.
Os cidadãos que comparecerem terão a oportunidade de contribuir de forma aberta e democrática, com mediação da prefeitura, que realizará o acolhimento e registro das contribuições em ata. As sugestões podem incluir questionamentos, propostas e recomendações sobre os eixos do PMSB, que podem ser consultados no site www.planodesaneamento.manaus.am.gov.br.
Um plano inovador para Manaus
O controlador-geral do município, Alessandro Moreira, destacou que Manaus terá, pela primeira vez, um plano que integrará todas as áreas de saneamento. Ele ressaltou que o PMSB é fundamental para consolidar parcerias e recursos que beneficiarão toda a população.
“O Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus representa um grande avanço para nossa cidade e traz um conjunto de inovações em boas práticas, composto com nossos conhecimentos tradicionais, ampla participação e mobilização social, integrando o trabalho junto à Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), especialistas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de outros Estados como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Pernambuco e da Lipor, da região de Porto, em Portugal”, enfatizou Moreira.
Participação social e desafios
A audiência pública visa dar espaço para que a sociedade civil se manifeste e contribua ativamente na elaboração do plano. A expectativa é de grande participação do público em geral, grupos e lideranças comunitárias de todas as zonas da cidade, incluindo as áreas rural e ribeirinha.
Moreira detalhou que o plano compõe um conjunto de projetos de estruturação do saneamento básico em Manaus, capitaneados pelo prefeito David Almeida. Ele inclui informações estratégicas, projetos, propostas de indicadores de desempenho, melhorias e inovações. O controlador também ressaltou a complexidade de Manaus e o desafio de expandir o serviço para as áreas rural e ribeirinha, cobrindo uma área de 11.400 quilômetros quadrados.
“É determinação do prefeito David de alcançarmos os nossos irmãos ribeirinhos que residem nessas áreas, que cuidam da floresta, das águas e dos nossos rios, pois o Plano Municipal de Saneamento Básico traz todas essas diretrizes para promover melhorias e mudança de vida às pessoas”, concluiu.
Com esta audiência pública, a Prefeitura de Manaus cumpre a meta de promover escuta ativa e participação social no processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Com informações da assessoria





