
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu o “Ajuri dos Saberes”, um encontro que reúne 23 professores de escolas indígenas municipais e do Espaço de Estudo da Língua Materna e Cultura Tradicional Indígena (EELMCTI). O evento, realizado entre os dias 5 e 6 de fevereiro, visa fortalecer as práticas pedagógicas alinhadas às culturas originárias e valorizar a educação indígena.
A iniciativa, que substitui a antiga jornada pedagógica para os povos indígenas, foi reformulada pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI) da Semed. O nome “Ajuri dos Saberes” foi escolhido em respeito à cosmovisão indígena, onde “ajuri” significa “eu vim ajudar”, remetendo a um espírito de mutirão comunitário, cooperação e solidariedade.
Eraldo Menezes, assessor da Gerência de Educação Indígena, explicou que o novo formato aproxima o processo formativo das comunidades e respeita o pensamento e o contexto cultural indígena.
A professora dessana Joana Montanha Galvão, da escola indígena Buu-Miri, destacou a importância do evento para dar voz aos professores indígenas e para a preservação do conhecimento tradicional transmitido de geração em geração. “Nós, professores indígenas, vimos da base, conhecendo nossa cultura e nossa história. O ensino da nossa língua é essencial para nós que vivemos aqui no Amazonas”, afirmou.
Ela ressaltou o orgulho e a relevância de ter o apoio da Semed para transmitir esse conhecimento aos filhos e à comunidade. “A Semed está de parabéns por nos acolher e respeitar os povos indígenas. Para nós, é motivo de orgulho e grande importância, porque transmitimos esse conhecimento aos nossos filhos, que também irão compartilhá-lo”, concluiu.
Com informações da assessoria





