
A Prefeitura de Manaus, por meio da equipe de Saúde Bucal da Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora do Livramento, na margem esquerda do baixo rio Negro, realizará na próxima terça-feira, 10 de fevereiro, a partir das 9h, a 15ª edição do “Bloco de Carnaval Sorriso do Livramento”. O evento anual celebra a abertura oficial das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE – 2026) na comunidade ribeirinha, em uma ação conjunta com a escola municipal São José 1 e os moradores locais.
O objetivo principal da iniciativa é promover a saúde, prevenir doenças e incentivar hábitos de vida saudáveis de maneira lúdica e participativa. Segundo o cirurgião-dentista Elves Guedes, coordenador do evento, a programação reunirá estudantes, profissionais de saúde, educadores e membros da comunidade.
“É uma ação que tem o foco na educação em saúde, em formato de passeata carnavalesca, abordando temas relacionados aos cuidados em saúde de forma lúdica e participativa. Os participantes estarão caracterizados com fantasias temáticas, portando cartazes educativos e utilizando recursos sonoros, como músicas e microfone, para transmitir mensagens de promoção da saúde e prevenção de agravos, de forma acessível, criativa e culturalmente contextualizada”, explica Guedes.
Alas temáticas abordam diversos aspectos da saúde
A passeata será dividida em cinco alas, cada uma focada em temas cruciais para a saúde e bem-estar da comunidade:
- Saúde Bucal: Orientações sobre higiene oral, prevenção de cáries e doenças periodontais, e estímulo ao autocuidado.
- Combate às Arboviroses e Malária: Informações sobre prevenção, eliminação de criadouros e a importância do controle vetorial.
- Meio Ambiente, Fauna, Flora e Cultura: Valorização ambiental, sustentabilidade e a identidade cultural local.
- Saúde e Educação: Reforço da integração entre saúde e escola como estratégia de promoção da saúde.
- Comunitários (Idosos): Valorização do envelhecimento ativo, participação social e troca de saberes intergeracionais.
Programa Saúde na Escola em Manaus
Manaus aderiu ao Programa Saúde na Escola, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em 2008, com início das atividades em 2009. Para o ciclo 2025-2026, o programa abrange 350 escolas do município, com o apoio de equipes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O PSE visa o cuidado integral à saúde e a formação completa dos estudantes, por meio de ações de prevenção e promoção da saúde. Ao longo do ano letivo, são abordadas 14 temáticas, incluindo saúde bucal com escovação supervisionada e aplicação de flúor, exames epidemiológicos e vacinais, cuidados dermatológicos, promoção da saúde auditiva e ocular, saúde mental e palestras sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
Com informações da assessoria





