Início Amazonas Opera+ Amazonas torna-se permanente e reduz tempo de espera para cirurgias eletivas

Opera+ Amazonas torna-se permanente e reduz tempo de espera para cirurgias eletivas


O programa Opera+ Amazonas entra em uma nova fase, consolidando-se como uma estratégia permanente para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas em todo o estado. Após um histórico de mais de 336 mil cirurgias realizadas em 2025, a iniciativa do Governo do Estado busca otimizar ainda mais a assistência aos pacientes, tornando o atendimento mais célere e eficiente.


Melhora na qualidade de vida e prevenção de complicações

O governador Wilson Lima destacou a importância da celeridade no atendimento. “Na prática, o tempo de espera menor significa melhor qualidade de vida para o paciente e para os familiares. Quando a cirurgia acontece de forma mais célere, evita que esse paciente tenha outras complicações. E vamos continuar com o nosso Opera+ Amazonas também no interior, onde tiver necessidade, vamos fazer”, afirmou.


Doralice Cardoso, 41 anos, paciente em fase final de pré-operatório no Hospital e Pronto-Socorro Adriano Jorge, em Manaus, relatou a melhora no atendimento. “Está sendo muito bom para todos, e está sendo rápido agora, graças a esse mutirão. Está sendo ótimo para todo mundo. Tem muita gente que estava na espera e agora está sendo tudo mais rápido e é muito bom. Facilitou muito a vida da gente”, disse.

Tecnologia e ampliação do atendimento

Com as novas rotinas incorporadas às unidades de saúde, o Opera+ Amazonas pretende ampliar a oferta de cirurgias eletivas, com uma meta de redução do tempo de espera para, em média, 30 dias. A utilização de tecnologia, por meio da assistente virtual do Saúde AM Digital, auxiliará na convocação organizada dos pacientes.

Assistência ampliada no interior

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou que o interior do Amazonas continua sendo prioridade no planejamento estratégico, considerando as particularidades de cada município. A descentralização das ações, aliada aos mutirões, é uma política permanente.

Bruna Layce Bentes, 32 anos, estudante natural de Lábrea, que aguarda uma cirurgia de vesícula em Manaus, comentou sobre os benefícios para quem vive no interior. “No interior, eu tenho parentes que realizam muitas cirurgias e fazem muitas coisas, justamente por esses mutirões que chegam lá”, relatou.

Resultados e prazos reduzidos

Desde sua criação em 2021, o Opera+ registrou 336.816 cirurgias em 2025. O programa contribuiu para uma queda de 60,2% nas filas para cirurgias gerais entre julho de 2025 e janeiro de 2026. Os novos prazos para procedimentos são: até 40 dias para hérnia e vesícula, até 30 dias para cirurgias ginecológicas e varizes, e até 7 dias para catarata.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com