Início Manaus Unidade odontológica móvel da Prefeitura de Manaus atende mais de 190 idosos...

Unidade odontológica móvel da Prefeitura de Manaus atende mais de 190 idosos em menos de um mês


Em menos de um mês de operação, a unidade odontológica móvel da Prefeitura de Manaus, gerida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já realizou mais de 190 atendimentos a idosos. A unidade, que está instalada na Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), na zona Centro-Sul da capital, oferece avaliação clínica, limpeza, restauração, além de ações de educação em saúde e outros procedimentos essenciais para a saúde bucal da Atenção Primária.


Inaugurada no dia 13 de janeiro, a unidade teve como primeiros beneficiados os idosos da Fundação Dr. Thomas, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças. A escolha deste grupo se deu pela frequência de infecções bucais e doenças periodontais, condições que podem afetar a saúde geral dos idosos.


Cláudia Carvalho, gerente de Saúde Bucal da Semsa, destacou a importância dos cuidados bucais para a saúde sistêmica. “Uma periodontite (infecção na gengiva), por exemplo, libera substâncias inflamatórias no sangue que aumentam a resistência à insulina. Quando a gengiva do paciente idoso não está saudável, o risco de as bactérias entrarem na corrente sanguínea e se alojarem nas artérias do coração, é elevado. Por isso a saúde bucal do idoso desempenha um papel importante na qualidade de vida desse segmento”, explicou.

Principais demandas identificadas

Entre as condições mais comuns encontradas pela equipe da unidade móvel na Fundação Dr. Thomas estão as doenças do periodonto, que afetam os tecidos de suporte dos dentes. Cáries dentárias, associadas à dieta e higiene inadequada, e a falta de próteses dentárias também foram demandas frequentes entre os idosos atendidos.

Educação em saúde para cuidadores

Além dos atendimentos diretos, a Semsa tem promovido ações de Educação em Saúde voltadas para os cuidadores de idosos da FDT. No dia 30 de janeiro, foi realizada uma oficina com orientações práticas sobre higiene oral, prevenção de problemas bucais e identificação de sinais que demandam atenção profissional. O objetivo é capacitar os cuidadores para melhor assistirem a saúde bucal dos idosos, que são mais vulneráveis a essas condições devido a mudanças fisiológicas e funcionais.

A unidade odontológica móvel permanecerá na Fundação Dr. Thomas até 13 de fevereiro, quando será realocada para outro ponto de atendimento definido pela Semsa. Com capacidade para até 20 atendimentos diários, o veículo itinerante visa ampliar a cobertura de saúde bucal na capital, priorizando usuários em vulnerabilidade social, como idosos com dificuldade de locomoção, Pessoas com Deficiência (PcDs) e pessoas em situação de rua.

A estrutura, entregue pelo Ministério da Saúde como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde, é equipada para realizar todos os procedimentos de saúde bucal da Atenção Primária e possui autonomia de funcionamento com gerador de energia e reservatório de água.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com