Início Amazonas Opera+ Amazonas se torna programa permanente para zerar filas de cirurgias eletivas

Opera+ Amazonas se torna programa permanente para zerar filas de cirurgias eletivas


O governador Wilson Lima anunciou nesta quarta-feira (04/02) a nova fase do programa Opera+ Amazonas, que deixa de atuar como mutirão e se torna uma estratégia permanente na rede estadual de saúde. O objetivo é ampliar a oferta de cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera dos pacientes para, em média, 30 dias.


A meta principal, segundo o governador, é a redução do tempo de espera. “Nossa meta agora não é a quantidade de cirurgias. A nossa meta é reduzir o tempo de espera. Então, a gente tá trabalhando com tempo de espera que, para as principais cirurgias mais demandadas no nosso complexo regulador, sejam de no máximo 30 dias”, afirmou Lima durante coletiva de imprensa no Hospital e Pronto-Socorro Adriano Jorge, em Manaus.


Resultados e novas diretrizes

Criado em 2021 para lidar com o represamento histórico de procedimentos, o Opera+ registrou em 2025 a maior produção cirúrgica da história do Amazonas, com 336.816 cirurgias realizadas. Este número superou em 55 mil o de 2024 e ultrapassou em cerca de 5,2 mil a meta prevista pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A partir de 2026, as intensificações cirúrgicas serão incorporadas à rotina das unidades. Isso inclui o funcionamento dos centros cirúrgicos à noite, nos fins de semana e feriados para cirurgias não urgentes, credenciamento focado em produção, reforço de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs), e a convocação organizada de pacientes com o apoio da assistente virtual do Saúde AM Digital.

Impacto direto na vida dos pacientes

A agricultora Ozivanilda Cunha Neves, de 32 anos, moradora de Anamã, é um exemplo do impacto positivo do programa. Ela aguardava há dois anos por uma cirurgia de vesícula e, após ser atendida no Hospital Adriano Jorge, relatou alívio e satisfação com o atendimento recebido.

“Fui bem tratada, graças a Deus. Foi uma ótima cirurgia. Agradecer aos médicos, que estão de parabéns. Os técnicos também estão de parabéns, todos trataram bem. Quero agradecer por ter recebido a mensagem e feito a minha cirurgia logo. E foi muito rápido com essa ação que teve”, disse.

Redução expressiva nas filas e no tempo de espera

Com o aumento da oferta de procedimentos, o estado registrou quedas significativas nas filas por especialidade. Entre julho de 2025 e janeiro de 2026, a redução foi de 60,2% nas cirurgias gerais (hérnia e vesícula), 88,2% nas ginecológicas, 59,6% nas ortopédicas, 62% nas dermatológicas e 78,3% nos procedimentos de catarata.

O tempo de espera também diminuiu consideravelmente. Procedimentos como hérnia e vesícula agora são realizados em até 40 dias, cirurgias ginecológicas e varizes em até 30 dias, e catarata em até 7 dias.

Metas para 2026

Para 2026, a meta é manter o volume anual de cirurgias alcançado e continuar a redução dos prazos, priorizando especialidades de alta demanda como vesícula, hérnia, catarata, pterígio, ginecológica, dermatológica, varizes e ortopédicas. A ampliação do atendimento no interior do estado também está entre os objetivos.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com