
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), conduziu nesta terça-feira (3/2), a Sessão Solene de abertura do ano legislativo de 2026, cumprindo seu dever constitucional. Na ocasião, o governador Wilson Lima (UB) realizou a leitura da Mensagem Governamental, apresentando um balanço das realizações de sua gestão e as prioridades para o novo ano no Executivo Estadual.
Em seu discurso de boas-vindas, Roberto Cidade ressaltou a importância da harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo para atender aos anseios da população amazonense. “Tenho muita alegria de receber o governador Wilson Lima nesta Casa para a leitura de Mensagem Governamental. É mais uma oportunidade de vermos feitos que são do governo, mas que tiveram também a participação da Assembleia Legislativa. É esta Casa que aprecia os projetos, vota as matérias e atua no sentido de viabilizar ações do Estado. Pela Aleam passaram projetos que beneficiaram a população em infraestrutura, saúde, educação, segurança, no social. Este ano, 2026, vai ser muito desafiador e nós iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para atender os pleitos do povo do Amazonas”, declarou Cidade.
Durante a leitura de sua mensagem, o governador Wilson Lima fez um retrospecto de sua gestão, destacando a criação e ampliação do programa Auxílio Estadual Permanente, que beneficia 300 mil famílias, e o programa Prato Cheio, com 44 restaurantes e mais de 19 milhões de refeições distribuídas. Mencionou também o IPVA Social, a CNH Social, os programas Água Boa e Amazonas Meu Lar, entregas para o setor primário, o Prosai Parintins e investimentos em Educação, Ciência e Inovação.
Lima ainda apontou a construção do Hospital Estadual Veterinário, a reorganização da rede hospitalar, a instalação de polos de alta complexidade no interior, a entrega do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (CEPCOLU), de unidades do Centro de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (CAIC TEA) e do Fundo de Fomento ao Turismo, Infra-Estrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) permanente.
“Agradeço a Assembleia Legislativa, ao presidente Roberto Cidade pela sensibilidade com que sempre tratou os projetos enviados pelo Executivo. Essa harmonia foi e é fundamental para que pudéssemos fazer tantas entregas. Vamos continuar nesse trabalho na área de saúde, ampliando a oferta de cirurgias, de atendimentos, ampliando as salas de telessaúde. Vamos entregar até o mês de março aquela nova estrutura da FHemoam, a nova fachada do 28 de Agosto e do Dona Lindu. Vamos inaugurar uma policlínica e um hospital-dia e vamos continuar com as outras ações do Governo do Estado. Na área da segurança pública vamos convocar, até o dia 10, mais policiais civis e administrativos da Secretaria de Segurança Pública. Temos muito trabalho a realizar”, pontuou Lima.
A solenidade contou com a presença de deputados estaduais, do vice-governador Tadeu de Souza, secretários de governo, prefeitos e ex-prefeitos do interior, autoridades civis e militares, representantes do Tribunal de Contas do Estado e comunitários.
Retorno das sessões plenárias
Ao encerrar a Sessão Solene de abertura do ano legislativo de 2026, o presidente Roberto Cidade convocou os demais parlamentares para a primeira sessão plenária ordinária do ano da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, marcada para esta quarta-feira, 4/2.
Com informações da assessoria





