Início Economia Vendas de veículos novos caem 0,38% em janeiro, mas motocicletas lideram alta

Vendas de veículos novos caem 0,38% em janeiro, mas motocicletas lideram alta


As vendas de veículos novos no Brasil registraram uma leve queda de 0,38% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela Fenabrave. Apesar do recuo geral, o setor de motocicletas se destacou positivamente, apresentando um crescimento expressivo de 17,49%.


Motocicletas em alta

O desempenho superior das motocicletas é atribuído principalmente à sua crescente procura para serviços de entrega e como alternativa de mobilidade individual. Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, ressalta que a expansão do consórcio como modalidade de aquisição também contribui para esse cenário.


“O segmento de motocicletas mantém trajetória consistente de expansão. Trata-se de um movimento ligado a mudanças no perfil de mobilidade e no comportamento do consumidor”, afirmou Junior.

Caminhões iniciam o ano em retração

Em contrapartida, o mercado de caminhões iniciou 2026 em retração de 34,67% em relação a janeiro do ano passado. A Fenabrave explica que o Programa Move Brasil, que visa oferecer crédito para a compra de caminhões, ainda não deve ter seu impacto refletido nos números, com projeções de melhora para os próximos meses.

“O desempenho do segmento está diretamente ligado ao nível de atividade econômica, ao comportamento do agronegócio e ao custo do crédito para aquisição de veículos pesados e, com o Move Brasil, esperamos uma retomada nos emplacamentos, principalmente, entre os caminhões pesados, que representam 45% do mercado”, disse Arcelio Junior.

Automóveis e veículos leves estáveis

O segmento de automóveis e veículos leves apresentou um desempenho considerado estável, com um aumento de 1,64% em relação a janeiro de 2025. No entanto, houve uma queda de 39,17% em comparação com dezembro, indicando uma sazonalidade comum no início de ano.

“Os veículos leves iniciam 2026 mantendo o nível de atividade. O mercado segue sensível às condições de financiamento, mas demonstra capacidade de sustentação do volume”, concluiu o presidente da entidade.

Com informações da Fenabrave

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com