
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), registrou 398 notificações de acidentes por animais peçonhentos na capital em 2026, com destaque para serpentes (120), aranhas (107) e escorpiões (113). Com a chegada do período de inverno amazônico, a Semsa reforça o alerta e a importância de cuidados preventivos para evitar ocorrências.
A bióloga Shelley Samia Fernandes, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, explica que as chuvas intensas durante o inverno amazônico levam à inundação de tocas e ambientes externos, forçando animais peçonhentos a buscarem refúgio e alimento dentro das residências.
“Esses animais acabam encontrando esconderijos em frestas e debaixo de móveis, mas principalmente de entulho e lixo acumulado. Por isso, as principais recomendações envolvem manter casa limpa, sem acúmulo de lixo ou entulho, os ralos devem estar sempre vedados, frestas e buracos precisam ser fechados e a dedetização deve ser feita apenas por empresas regularizadas, seguindo as orientações de segurança”, orienta Shelley Samia.
Crianças e idosos são os grupos mais vulneráveis a complicações graves em caso de acidentes com animais venenosos, como serpentes, escorpiões e aranhas.
Em caso de contato com animais peçonhentos ou acidentes com envenenamento, a orientação é procurar imediatamente um serviço de saúde de pronto atendimento. A especialista ressalta que não se deve tentar capturar o animal, especialmente aranhas e escorpiões. O CCZ pode ser contatado via WhatsApp pelo número (92) 98842-8359 para auxílio na captura.
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (Dvae/Semsa), Marinélia Ferreira, informou que a rede municipal monitora a ocorrência desses acidentes para identificar riscos à saúde pública.
“A Fundação de Medicina Tropical, da rede estadual, é o serviço de saúde que disponibiliza soro antiofídico, antiaracnídico ou antiescorpiônico”, explica Marinélia Ferreira.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) também pode ser acionado em casos de acidentes na zona rural fluvial de Manaus. Muitos acidentes ocorrem quando as pessoas adentram o habitat natural desses animais.
Os bairros de Manaus com maior registro de acidentes com animais peçonhentos em 2025 foram: Cidade Nova (31), localidades ao longo da BR-174 (31), Jorge Teixeira (24), Compensa (18), Cidade de Deus (18), comunidades ao longo da AM-010 (16), Colônia Antônio Aleixo (14), Alvorada (13), Tarumã (12) e Novo Aleixo (12).
Com informações da assessoria





