Início Cultura Rio Vermelho lotado para celebrar Iemanjá com fé e tradição

Rio Vermelho lotado para celebrar Iemanjá com fé e tradição


A Praia do Rio Vermelho, em Salvador, amanheceu lotada neste dia 2 de fevereiro, reunindo milhares de pessoas em celebração a Iemanjá, a Rainha do Mar. A festa, que se tornou patrimônio cultural da capital baiana desde 2020, é um momento de profunda reverência à orixá nas religiões de matriz africana, padroeira dos pescadores e marinheiros.


Devotos como a advogada Patrícia Barros, que viaja anualmente de São Luís (MA) para Salvador, expressam a importância de Iemanjá em suas vidas. “Por ela ser vida em minha vida, ser a mãe de todos os orixás, a mãe de todas as cabeças. Eu sou adepta ao candomblé e devota dela”, compartilhou.


Tradição que atravessa fronteiras

Com 104 anos de história, a celebração em Salvador atrai pedidos e oferendas de diversas partes do globo. A sacerdotisa Mariana dos Santos, vinda da Itália, trouxe seus agradecimentos e preces. “Vim agradecer e pedir por mim, pelos meus amigos e familiares. Alguns clientes queridos, que eu levo no coração, todos sabem que eu sou baiana do axé. Todo mundo me pediu que levasse uma florzinha para ela”, explicou.

Abençoados pela Rainha do Mar

Para os pescadores, a data é sinônimo de gratidão pela proteção e esperança de fartura. O pescador Nilinho Garrido ressaltou a fé dos seus colegas: “Aqui tem muitos pescadores que são devotos de Iemanjá, que tem muita fé em Iemanjá mesmo. Admiro muito essa devoção deles e de outros fiéis que vêm aqui fazer a festa”.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, presente na festa, destacou a força cultural do evento. “Isso é uma agenda cultural muito forte. São os pescadores vindo até o mar, até as águas através de Iemanjá, com um pedido para que suas pescarias, seus produtos, aumentem”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com