
As obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) em Parintins, iniciativa do Governo do Amazonas, estão em fase final de execução, com o objetivo de modernizar o sistema de abastecimento de água na cidade. As intervenções incluem a instalação de uma nova rede de distribuição, a perfuração de poços profundos e a construção de Centros de Reservação e Distribuição (CRDs).
Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Prosai Parintins abrange também obras de saneamento básico, habitação e urbanização, com a criação de novos parques, praças e um mercado público.
Avanço nas obras de abastecimento
No setor de abastecimento de água, o investimento totaliza R$ 53,7 milhões, com a meta de universalizar o serviço na área urbana. O projeto contempla 44 quilômetros de redes de distribuição, dez poços profundos e quatro CRDs.
Até o momento, foram instalados 28 quilômetros de tubulação, o que representa aproximadamente 65% da obra, e perfurados nove poços. Essa nova estrutura já está fornecendo água de qualidade para a população desde junho do ano passado e, ao ser concluída, ampliará o atendimento para áreas que antes não dispunham de abastecimento regular.
Centros de Reservação e Distribuição em andamento
Os quatro CRDs apresentam, em média, 65% de execução. O CRD 2, localizado no bairro Vitória Régia, é o mais avançado, com cerca de 90% das obras concluídas, e tem previsão de entrega para março deste ano. O complexo conta com cinco poços perfurados, um reservatório elevado de 400 mil litros e dois reservatórios apoiados de 375 mil litros cada. A construção do laboratório para análise da água também está em fase final.
O coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, informou que as demais estruturas do CRD 2 também registram avanços significativos. O laboratório e o galpão de armazenamento estão com cerca de 90% de execução, a guarita com 75%, e o galpão de manutenção e operação está em fase de acabamento externo e implantação do sistema hidrossanitário.
Próximos passos no CRD 2
A perfuração do sexto poço no CRD 2 está prevista para o início de fevereiro, o que aumentará a capacidade de captação de água do complexo. Com a conclusão desta etapa, o centro terá seis novos poços para abastecer os reservatórios. Os serviços de acabamento do muro de fechamento e a instalação de bombas e equipamentos seguem em execução, com previsão de início da operação do sistema para o final de março de 2026.
O Prosai também promoverá a substituição das antigas redes de ferro da cidade, que sofrem com corrosão, por tubulações novas, visando garantir mais segurança, qualidade da água e saúde para os moradores.
Com informações da assessoria





