
Os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram retomados em todo o país nesta segunda-feira, 2 de janeiro, após uma interrupção para manutenção programada.
A Central 135 e todos os atendimentos presenciais nas agências do INSS voltam a operar normalmente. Dos serviços online disponíveis no portal Meu INSS, apenas o simulador de aposentadoria tem previsão de retorno para a próxima quarta-feira, 4 de janeiro.
Atualização tecnológica concluída
A interrupção nos serviços ocorreu para a realização da migração de sistemas e atualização da infraestrutura tecnológica. Segundo o Ministério da Previdência Social, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) concluiu com sucesso a migração do último computador de grande porte para uma plataforma mais moderna.
Cerca de 220 profissionais trabalharam na atualização entre os dias 28 de janeiro e o último domingo. A expectativa com a nova infraestrutura é reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento de 96 para 48 horas e ampliar a oferta de serviços digitais.
Redução de transtornos e recomendações
Durante o período de interrupção, o INSS buscou minimizar os impactos aos segurados, antecipando perícias médicas e avaliações sociais e permitindo o reagendamento de atendimentos.
Apesar da retomada, o Ministério da Previdência alerta que, devido ao alto volume de acessos esperado, pode haver lentidão nos serviços nesta segunda-feira, especialmente aqueles que utilizam biometria.
Os serviços online do Meu INSS ficam disponíveis 24 horas por dia. Caso o acesso apresente falhas, a recomendação é tentar novamente, preferencialmente fora do horário comercial.
Com informações da Agência Brasil





