
A 30ª edição do Programa Governo Presente realizou mais de 7,3 mil atendimentos à população da zona leste de Manaus, no último sábado (31/01), na Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, no bairro de Puraquequara. A iniciativa, que visa aproximar os serviços públicos da população, beneficiou moradores da área urbana e de cerca de 15 comunidades rurais e ribeirinhas com uma ampla gama de serviços.
Coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com a Unidade de Gestão Integrada (UGI) e a Casa Civil, o programa contou com a participação de mais de 30 secretarias e órgãos estaduais. Segundo o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, o objetivo é garantir cidadania e tornar as políticas públicas mais acessíveis.
Serviços de Cidadania e Documentação
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), emitiu cerca de 644 documentos de identidade, incluindo a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Moradores de comunidades como Jatuarana, Mainã e Santa Luzia foram alguns dos beneficiados.
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ofereceu 1.271 atendimentos, com emissão de declarações de hipossuficiência, regularização de CPF, apoio psicológico, social e jurídico, além de microcrédito pelo programa Empreender no Envelhecer.
Saúde e Bem-Estar
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 949 consultas presenciais com ginecologistas, oftalmologistas e clínicos gerais, além de teleconsultas em ginecologia e ortopedia. Exames, aferição de pressão e glicemia também foram disponibilizados.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) prestou 40 atendimentos, com 160 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C. Foram distribuídos preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV, com orientações sobre PrEP e PEP.
A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), através do Castramóvel, distribuiu 301 senhas para castração de cães e gatos. Já a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) ofereceu atendimentos ambulatoriais de fisioterapia, triagem para a área, aferição de pressão, teste de glicemia e oximetria.
Empreendedorismo e Desenvolvimento
A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) promoveu ações do Mais Crédito Amazonas e do Programa Limpa Crédito, com liquidações e renegociações de débitos.
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) atendeu 386 pessoas com o Programa Crédito Rosa, orientações para o Projeto Padaria Artesanal e distribuiu 200 kits de absorventes.
A Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) realizou 52 atendimentos para renegociação de dívidas habitacionais, com descontos de juros e multas, e auxiliou no pré-cadastro do Programa Amazonas Meu Lar.
A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) orientou 42 pessoas sobre regularização fundiária e acesso ao título definitivo de propriedade.
Outros Serviços e Distribuição de Alimentos
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) distribuiu 4,5 toneladas de tambaqui e realizou a Feira de Produtos Regionais, que atendeu cerca de mil pessoas e movimentou R$ 3 mil.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) ofereceu orientação técnica a produtores rurais sobre cadastros e produção sustentável.
A Fundação Amazonprev realizou recadastramento de aposentados e pensionistas e prestou atendimentos previdenciários.
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) orientou o público sobre relações de consumo e abriu processos administrativos.
A Controladoria Geral do Estado (CGE) divulgou mecanismos de auditoria e participação social para 96 pessoas.
A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) auxiliou na inscrição da Carteira de Trabalho Digital, orientou sobre o mercado de trabalho e seguro-desemprego, além de encaminhar para vagas de emprego.
A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) disponibilizou água tratada com uma máquina purificadora e 5 mil copos envasados.
Com informações da assessoria





