
A ocupação hoteleira na cidade do Rio de Janeiro para o período do Carnaval, entre 14 e 17 de fevereiro, atingiu 83,70%, segundo a segunda prévia da pesquisa divulgada pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO). Este índice representa um aumento de 13,24% em comparação com a estimativa inicial de 73,91% divulgada anteriormente.
As regiões mais procuradas pelos foliões e turistas são o Centro da cidade, com 90,90% de ocupação, seguido por Glória a Botafogo (88,40%), Ipanema/Leblon (87,50%), Leme/Copacabana (85,80%) e Barra/Recreio/São Conrado (78,40%).
Previsão para o Desfile das Campeãs
O HotéisRIO também apresentou a primeira prévia para o Desfile das Campeãs do Carnaval de 2026, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de fevereiro. A média de ocupação hoteleira para este evento está em 73,13%. Nesta ocasião, observa-se uma inversão na preferência das regiões, com Leme/Copacabana liderando as buscas (87,82%), seguidos por Ipanema/Leblon (85,29%).
Presença Internacional e Sotaque Portenho
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, destacou que as pesquisas indicam uma forte presença de turistas no Rio de Janeiro durante o Carnaval, incluindo um número expressivo de visitantes estrangeiros. Os argentinos se destacam como os principais turistas internacionais, e a expectativa é que essa tendência se mantenha ao longo do período festivo.
“Por toda cidade escutamos diversos idiomas diferentes, com predomínio do sotaque portenho, pois os argentinos são os principais visitantes internacionais, o que deve se prolongar até a folia momesca”, afirmou Lopes.
Com informações da Agência Brasil





