
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para ampliar a oferta de cuidotecas em todo o país. A iniciativa integra o Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida e tem como objetivo principal prover um ambiente seguro para crianças, permitindo que seus responsáveis, em sua maioria mulheres, possam se dedicar a estudos, qualificação profissional e trabalho.
A parceria entre a Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família (SNCF) do MDS e o Sesi concentrará esforços na implantação desses espaços em unidades educacionais e de qualificação do Sistema Indústria. A expectativa é remover barreiras que impedem a participação feminina no mercado de trabalho, muitas vezes ligadas à falta de locais adequados para o cuidado infantil.
Cuidotecas como Ferramenta de Inclusão Social e Profissional
O Ministro Wellington Dias destacou a importância da iniciativa para que mulheres possam ocupar mais vagas em setores produtivos, como a indústria. “A parceria vai garantir essa condição para que aquela criança de até 12 anos possa ser bem cuidada e que a mãe tenha a condição de estudar, de trabalhar e de contribuir com o desenvolvimento da sua família e do Brasil”, afirmou o ministro.
Laís Abramo, secretária nacional de Política de Cuidados e Família, explicou que as cuidotecas são espaços de acolhimento voltados para crianças de 3 a 12 anos, com ou sem deficiência, em horários que complementam a jornada escolar. “O objetivo é permitir aos responsáveis pelo cuidado dessas crianças, no âmbito familiar, que em geral são as mulheres, que possam se qualificar, aumentar sua escolaridade e trabalhar no período exatamente que exceda a jornada escolar”, detalhou.
Investimento e Execução da Parceria
Por meio de editais, o Sesi oferecerá apoio financeiro para projetos de cuidotecas, com recursos de até R$ 500 mil por iniciativa. Esses fundos serão destinados à aquisição de equipamentos, materiais e contratação de serviços. A execução dos projetos e a gestão dos espaços ficarão a cargo dos departamentos regionais do Sesi.
O MDS, através da SNCF, complementará a parceria com suporte técnico e metodológico, além de participar da capacitação das equipes que atuarão nas cuidotecas. Atualmente, o Brasil conta com 12 cuidotecas em funcionamento, distribuídas em instituições federais de ensino e na Universidade Federal Fluminense.
Com informações da Agência Brasil





