
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quinta-feira (29), a operação Duplo Fator para desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes eletrônicas. A investigação aponta que os suspeitos invadiam contas de servidores públicos na plataforma Gov.br para solicitar empréstimos fraudulentos.
O grupo criminoso explorava vulnerabilidades na segurança da plataforma, especificamente na autenticação de dois fatores (2FA) do Sougov.br. Ao conseguir elevar o nível de acesso das contas para prata ou ouro, os criminosos obtinham margem para contratar empréstimos em nome dos servidores. O esquema causou um prejuízo de pelo menos R$ 360 mil em duas instituições bancárias.
Alvo de servidores com bom histórico de crédito
Os criminosos focavam em servidores públicos que possuíam alta margem consignável, bom score de crédito e ausência de dívidas. Essa seleção permitia que os empréstimos fossem aprovados com mais facilidade, aumentando o potencial de lucro da quadrilha.
Cumprimento de mandados e crimes investigados
Ao todo, foram cumpridos 14 mandados judiciais em endereços ligados à quadrilha. As ações ocorreram em diversas regiões administrativas do Distrito Federal, além de cidades em Goiás e Mato Grosso. Caso condenados, os suspeitos responderão pelos crimes de organização criminosa e estelionato eletrônico.
Com informações da PCDF





