
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Câmara dos Deputados receberam autorização do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) para utilizar estações-teste em São Paulo e Brasília. O objetivo é iniciar a operação da TV 3.0, também conhecida como DTV+, um projeto que visa modernizar o Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T).
A expectativa é que os testes comecem em março, com a chegada dos equipamentos necessários já na próxima semana. A Seja Digital, entidade não governamental criada pela Anatel e com a missão de acelerar o desenvolvimento da TV 3.0, é responsável pela implantação dessas estações. A iniciativa permitirá que a radiodifusão pública integre desde o início as novas tecnologias, alinhada ao cronograma nacional.
Estação Experimental da EBC em Brasília avança
Em Brasília, a EBC sedia a Estação Experimental de TV 3.0 na Torre de TV Central. A infraestrutura está sendo preparada para os testes, operando em um canal de 6 MHz com configuração avançada para avaliar soluções de transmissão e recepção de ponta.
O que é a TV 3.0?
Considerada a “televisão do futuro”, a TV 3.0 é uma evolução da TV Digital atual, integrando serviços de internet (broadband) à transmissão tradicional (broadcast). Isso permitirá maior interatividade, com o uso de aplicativos que oferecerão aos telespectadores conteúdos adicionais sob demanda, como séries e jogos, além do sinal aberto em tempo real.
As emissoras públicas, como TV Brasil e Canal Gov, terão posições de destaque no catálogo de aplicativos. A tecnologia promete melhor qualidade de imagem, com suporte a 4K HDR, e uma experiência sonora imersiva, semelhante ao “som de cinema”.
Ambiente colaborativo de inovação
As estações-piloto podem ser utilizadas por diversas entidades, incluindo emissoras públicas e privadas, universidades, instituições de pesquisa e fabricantes. A EBC, ao sediar a estação experimental, reforça seu papel na evolução tecnológica da TV brasileira e na construção de um sistema de comunicação alinhado aos interesses da sociedade.
Com informações da Agência Brasil





